Objetivo da visita de Ruth Belinda Bustos Córdova é ampliar parceria entre Universidad Pedagógica Nacional e Universidade Feevale
Da esquerda para direita: Maria Cristina, Ruth e Saraí
Nesta terça-feira, 13, a pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale, Maria Cristina Bohnenberger, realizou a recepção oficial da professora Ruth Belinda Bustos Córdova, da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), do México. Ruth está na Instituição desde esta segunda-feira, 12, quando participou da banca da tese de doutorado da acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais Caroline Luiza Willig, da qual é co-orientadora. O evento oficial de boas-vindas aconteceu na Reitoria, localizada no Câmpus II, e contou com a presença da pesquisadora Saraí Schmidt.
A professora Ruth cumprirá extensa agenda junto a pesquisadores e acadêmicos da Feevale em sua estada no Rio Grande do Sul, que se estende até o domingo, 18. Ainda na terça-feira, visitou a Escola Estadual Indígena Anhetengua, quando foi recebida pela doutoranda da Feevale, Sofia Robin, que é docente na escola e realiz pesquisas na perspectiva intercultural no Brasil. Na quinta-feira, às 15h, participará de uma roda de conversa com o grupo de pesquisa Criança na Mídia para conhecer as investigações desenvolvidas pelos mestrandos e doutorandos.
Já na quinta-feira, 15, às 19h30min, ministrará uma palestra para acadêmicos de todos os PPGs, no miniauditório da Proppex (Câmpus II), com o tema Formação de professores indígenas no México: rumo a uma pedagogia intercultural e decolonial. O encontro é organizado pelo grupo de pesquisa Criança Na Mídia e os PPGs em Processos e Manifestações Culturais e em Diversidade Cultural e Inclusão Social. O objetivo da aula aberta é promover o intercâmbio interdisciplinar e intercultural com pesquisadores/as de diferentes áreas no diálogo com educação, culturas midiáticas e discriminação.
Com sua visita, o propósito da pesquisadora mexicana é ampliar as parcerias com a Feevale.
Pretendemos seguir fortalecendo as redes de comunicação, o intercâmbio entre docentes, os estudos das linguagens e as nossas relações institucionais”, afirma Ruth.
Para a professora Saraí Schmidt, a vinda da professora do México é um passo importante na consolidação da parceria das universidades.
Já temos uma aproximação bastante significativa com a professora Ruth, que começou em 2024 com o acolhimento da nossa doutoranda Caroline que, por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizou investigações com o intercâmbio de saberes e ações no eixo Brasil-México. Tivemos uma aproximação acadêmica com a produção de artigos com o resultado de pesquisas que envolvem os dois países. E agora, a partir da visita, a proposta é incentivar ainda mais a mobilidade de alunos e docentes. O México é uma importante referência internacional nas discussões sobre interculturalidade e decolonialismo”, conclui.
Sobre Ruth Belinda Bustos Córdova
Possui doutorado em Educação e mestrado em Educação para a Formação de Professores, ambos pela Universidade Autônoma do Estado de Morelos. É especialista em Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação da Prática Docente pela Universidade Pedagógica Nacional, com bacharelado em Educação Secundária e em Educação Primária.