Laura Ribero Rueda participou de ações com artistas e pesquisadores e prospectou parceria com instituição de educação
Entre 16 e 24 de julho, a professora e pesquisadora do pPrograma de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale, Laura Ribero Rueda, esteve em atividade, como convidada internacional, na Colômbia. Ela participou do terceiro encontro da Fundación Invisible Arte y Todos, e esteve em visita técnica para prospectar uma parceria com a Universidade Autónoma de Bucaramanga (Unab).
Com apoio do Ministério da Cultura da Colômbia, a Fundación Invisibles tem como objetivo promover a participação, o acesso, a formação e a fruição da arte para pessoas sensorialmente diversas, assim como comunidades diversas, a fim de contribuir para o desenvolvimento cultural e a justiça social, como explica a professora. Laura participou do terceiro encontro de Laboratórios de Criação, junto com artistas e pesquisadores mexicanos e colombianos.
O resultado de suas pesquisas foi compartilhado com a comunidade acadêmica através do projeto de pesquisa Território Nômade (do PPG em processos e Manifestações Culturais), no qual são desenvolvidas pesquisas e exposições artísticas. “Nós trabalhamos com práticas artísticas participativas com migrantes da região do Vale do Sinos, em parceria com o projeto integrado Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH).
Além disso, desenvolvemos ferramentas e estratégias de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e baixa visibilidade, abrindo novos espaços para o acesso à cultura”, completa Laura.