Pesquisadora da Feevale participa de seminário internacional no México | Universidade Feevale

Pesquisadora da Feevale participa de seminário internacional no México

06/11/2026 - Atualizado 18h04min

Caroline Luiza Willig integra o Grupo de Pesquisa Criança na Mídia

Saraí

A pesquisadora Caroline Luiza Willig, integrante do Grupo de Pesquisa Criança na Mídia - Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura, da Universidade Feevale, participa na segunda-feira, 9, às 13h, do seminário internacional Tejiendo Dignidades: Mujeres, Saberes y Violencias Lingüísticas. O evento é promovido pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), por meio da Facultad de Estudios Superiores Cuautitlán.

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale, Caroline integra a conferência Juventudes y lengua: procesos de reapropiación y resignificación en jóvenes (Juventudes e língua: processos de reapropriação e ressignificação entre jovens), ao lado da pesquisadora Esmeralda Castro Bracamontes, com comentários de Karen Cortés Valencia. A atividade propõe reflexões sobre as relações entre juventudes, linguagem, identidades culturais e processos de resistência e ressignificação, em diálogo com os debates sobre desigualdades e violências linguísticas.

Em sua apresentação, Caroline compartilhará reflexões a partir de sua experiência como professora não indígena, ou juruá, em uma escola bilíngue e intercultural com jovens Mbya Guarani. A pesquisadora abordará o ensino das línguas colonizadoras - português, inglês e espanhol - como ferramentas de acesso ao conhecimento, participação social e defesa de direitos.

A discussão destacará as possibilidades de apropriação dessas línguas pelos jovens indígenas como estratégia de enfrentamento das estruturas coloniais e de defesa de seus territórios, saberes e modos de vida. Caroline também falará sobre experiências de construção coletiva de práticas educativas voltadas à valorização e ao fortalecimento da língua Guarani, considerando sua tradição historicamente oral e os processos de incorporação da escrita e de outras formas de registro da cosmopercepção Mbya Guarani.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.