Professora Saraí Patricia Schmidt representa a Universidade Feevale no V Congresso de Estudos da Infância
A professora e pesquisadora Saraí Patricia Schmidt representa a Universidade Feevale no V Congresso de Estudos da Infância: Conversas Urgentes (CEI), que teve início nesta terça-feira, 2, e segue até quinta-feira, 4, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura, Saraí apresenta o trabalho Educação Antidiscriminatória e Infâncias Plurais, que integra ações de pesquisa e extensão.
A produção científica apresentada parte da experiência do Convênio Educação Antidiscriminatória, desenvolvido por meio da parceria entre a Feevale e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
O estudo analisa o impacto da formação continuada de professores/as na rede pública de ensino de Novo Hamburgo, com foco no enfrentamento das violências que atravessam as infâncias plurais. As ações desenvolvidas no âmbito do convênio promovem uma escuta mais atenta às diferenças e contribuem para mudanças significativas nas práticas pedagógicas. A experiência evidencia o potencial transformador da articulação entre Universidade e escola pública, sobretudo quando baseada em práticas pedagógicas que valorizam o diálogo, o respeito à diversidade e a construção coletiva do conhecimento.
O congresso tem como objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da educação básica e superior, abordando diferentes áreas do conhecimento relacionadas aos estudos da infância. Em sua quinta edição, o evento foca temas como questões raciais, saúde e linguagens, reunindo renomados pesquisadores do Brasil e da América Latina.