Pesquisa mapeia circulação do coronavírus no esgoto de Porto Alegre e Região Metropolitana | Universidade Feevale

Pesquisa mapeia circulação do coronavírus no esgoto de Porto Alegre e Região Metropolitana

02/07/2020 - Atualizado 15h26min

Nesta sexta-feira, 3, haverá coleta no Arroio Pampa, em Novo Hamburgo

esgoto

Nesta sexta-feira, 3, técnicos realizarão a coleta de água do Arroio Pampa, em Novo Hamburgo, para encaminhar para análise no Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale. A atividade, que acontecerá às 11h, no cruzamento da rua Alcântara com a avenida dos Municípios, no Bairro Canudos, integra uma pesquisa realizada pela Instituição, em parceria com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), que está mapeando a circulação do coronavírus no esgoto de Porto Alegre e da Região Metropolitana.

Inédita no Rio Grande do Sul, a pesquisa visa aumentar a compreensão da dinâmica viral, auxiliando na tomada de decisão das medidas de prevenção da Covid-19. Até agora, de 30 amostras analisadas, seis apresentaram resultados positivos. Segundo Caroline Rigotto, professora do mestrado em Virologia da Feevale, a ideia é fazer o monitoramento por 10 meses, o que permitirá acompanhar a ocorrência e a distribuição do vírus ao longo da pandemia e das diferentes sazonalidades.

São esperados desdobramentos em estudos genômicos e de modelagem matemática ambiental para diagnóstico coletivo”, afirma.