Pesquisa de estudantes da Escola de Aplicação Feevale é destaque no Salão Jovem Cientista da UFRGS | Universidade Feevale

Pesquisa de estudantes da Escola de Aplicação Feevale é destaque no Salão Jovem Cientista da UFRGS

27/10/2025 - Atualizado 28/10/2025 16h08min

Instituição esteve representada com dois trabalhos inscritos e premiação ocorreu nesta sexta-feira, 24

jovemcientista

A Escola de Aplicação Feevale foi reconhecida no Salão Jovem Cientista da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), pelo trabalho Reaproveitando Resíduos da Enchente de 2024. Apresentado pelos alunos Rafael Artus, Rafael Follmann Badaulf e Vinícius Drewke, o estudo teve a orientação dos professores Samuel Henrique Noll e Grasielle Wazlawick, da Escola, e Daiana Metz Arnold e Carlos Pandolfo Carone, da Universidade Feevale.

O trabalho se destacou na modalidade Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), na sessão Ciências da Natureza e suas Tecnologias 2. A premiação foi nesta sexta-feira, 24.

Além deste trabalho, a Escola de Aplicação esteve representada pela pesquisa Em Clima de Desigualdade: dengue, enchentes e justiça climática em Novo Hamburgo/RS, dos alunos Benjamin Camargo e Bernardo Jung, desenvolvido para a Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), em 2024, quando foram orientados pelos professores Iuri Arnold e Adriana Giacomet.

Agora, para apresentação da pesquisa no evento da UFRGS, foram orientados, também, por Noll e Gilvan Leonardo Müller.

"A nossa escola, ao se destacar em vários contextos, mostra o quanto atende a um dos seus pressupostos, que é respeitar e valorizar o potencial de cada aluno. Parabéns a todo o time da escola", diz a pró-reitora de Ensino da Feevale, Maria Cristina Bohnemberger. O professor Samuel Noll destaca a importância do projeto premiado, desde sua concepção até a premiação, na medida em que abrange tantas iniciativas. “A pesquisa envolveu a integração Escola-Universidade, contando com coorientações dos professores da Universidade e atividades nos centros de Construções Sustentáveis e de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Limpas. Em parceria, os estudantes desenvolveram e testaram amostras de concreto com adição de resíduos da enchente e reciclagem de plásticos que também ficaram submersos", explica Noll, ao destacar que a participação da Escola se dá em um momento especial, pois esta foi a maior edição do Salão Jovem Cientista, com mais de 1500 inscrições.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.