Novo Hamburgo ganha Centro Integrado de Especialidades em Saúde | Universidade Feevale

Novo Hamburgo ganha Centro Integrado de Especialidades em Saúde

14/12/2017 - Atualizado 15h59min

Universidade Feevale investiu cerca de R$ 16 milhões no espaço

A Universidade Feevale inaugurou, nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES). O espaço, localizado junto ao Câmpus II da Instituição (Rua Rubem Berta, 200, Novo Hamburgo), abriga laboratórios da área da Saúde e recebeu investimentos na ordem de R$ 16 milhões.

Participaram da solenidade diversas autoridades da Feevale, dos municípios e de hospitais da região, entre as quais, a reitora da Universidade, Inajara Vargas Ramos, e o vice-prefeito e secretário da Saúde de Novo Hamburgo, Antônio Fagan. A cerimônia também marcou uma homenagem a João Carlos Schmitz, cujo nome foi dado ao auditório do CIES, por sua dedicação e contribuição para a fundação, o crescimento e o desenvolvimento da Universidade Feevale.

O CIES possui uma área física total de 3.246m² e é destinado à formação dos profissionais de saúde e ao atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares. O espaço está estruturado em três áreas de funcionamento: assistencial, de ensino e de exames laboratoriais.

A área assistencial conta com consultórios e atendimentos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Quiropraxia. O local também será destinado a serviços de Enfermagem e diferentes especialidades médicas. Além disso, conta com uma unidade da Farmácia Universitária, Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas e Laboratório de Métodos Diagnósticos (ergoespirometria).

Miguel Schmitz, irmão de João Carlos Schmitz, prestigiou o evento e falou em nome da família. “Tomado de emoção, lembro a trajetória do meu irmão, que se dedicou desde cedo à educação e que, em 1969, se empenhou nos trabalhos iniciais de trazer o ensino superior a Novo Hamburgo. Essa homenagem ficará marcada de forma indelével nesse auditório, local em que tantas coisas memoráveis acontecerão”, disse.

De acordo com Cesar Augusto Teixeira, diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Feevale, com o Centro Integrado de Especialidades em Saúde, os estudantes têm uma estrutura qualificada, com tecnologia de ponta, que lhes oferece a oportunidade de obter experiências que vão fazer a diferença em sua vida profissional. “Esse é um espaço de produção, difusão e socialização do conhecimento que, certamente, irá refletir na saúde da população de Novo Hamburgo”, afirmou.

Para Antônio Fagan, vice-prefeito e secretário da Saúde de Novo Hamburgo, o CIES é um marco significativo na cidade. “A Feevale apresenta um empreendimento voltado para a saúde pública e para a educação em saúde pública. A cidade está se transformando, com o passar do tempo, em um polo da saúde, e isso tem, em muito, a participação da Universidade”, declarou.

Inajara Vargas Ramos, reitora da Universidade Feevale, explicou que, muito do que a Instituição é, hoje, deve-se à essência dos pioneiros como João Carlos Schmitz.  Ela afirmou, ainda, que, com o CIES, um projeto feito a muitas mãos com o objetivo de atender à população, se concretiza. “Aqui, há uma proposta de se fazer o entrelaçamento de áreas, em um trabalho multidisciplinar que possa gerar novos conhecimentos e novas formas de atender, em que a extensão, a pesquisa e a inovação possam conversar. São várias áreas profissionais trabalhando sobre o paciente a fim de atendê-lo integralmente. Em tempos não tão fáceis, ainda conseguimos fazer coisas grandiosas”, concluiu.

Atendimento à comunidade

As clínicas de saúde da Universidade Feevale contam com serviços e atendimentos qualificados à comunidade. No Centro Integrado de Especialidades em Saúde (CIES) existe a possibilidade de atendimento aos pacientes do SUS, mediante encaminhamento médico pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Novo Hamburgo. O agendamento deve ser realizado pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 8670. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 17h45min.

Para a agilização dos serviços é utilizado um sistema informatizado, que abrange desde o processo de agendamento até o prontuário eletrônico do paciente. A implementação do software de gestão leva à automação, proporcionando uma melhora expressiva no controle de processos e possibilitando maior eficiência e qualidade no atendimento ao paciente. No meio acadêmico, permite a interdisciplinaridade entre as diversas áreas de atendimentos a seus pacientes.

Sobre João Carlos Schmitz

Formado em Letras Neolatinas e pós-graduado em Administração de Sistemas Educacionais, João Carlos Schmitz teve sua trajetória profissional ligada à Educação. Foi professor e um dos fundadores da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale. Na Instituição, exerceu o cargo de diretor-geral, no período de 1969 a 1994. Após, mudou-se para São Paulo, cidade onde deu continuidade ao seu trabalho na área educacional. Faleceu no dia 14 de julho de 2016.

Na foto (da direita para a esquerda): César Augusto Teixeira, diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Inajara Vargas Ramos, reitora da Feevale, e Antônio Fagan, vice-prefeito e secretário da Saúde de Novo Hamburgo.

Confira as fotos:

Inauguração CIES
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.