Edição deste ano atraiu cerca de três mil participantes e 107 empresas, em 45 horas de programação
O Novo Hamburgo Feevale Summit 2025 se encerrou nesta quinta-feira, 2 de outubro, após três dias de programação intensa em diversos espaços da Universidade Feevale e em Novo Hamburgo. Com o mote Inspirando ideias. Construindo futuros, a terceira edição do evento, que se iniciou na terça-feira, 30 de setembro, com palestra de Alexandre Pellaes, consolidou-se como um dos principais eventos de inovação, empreendedorismo e transformação social, atraindo a comunidade local.
Esta edição impactou, em um total de 45 horas de programação – totalmente gratuitas – e três palcos com conteúdos simultâneos (Inspira, Negócios Conscientes e Conexões 360º), cerca de três mil participantes. Teve a participação de 107 empresas, cerca de 130 speakers, diversas atrações culturais e desafios para incentivar a transformação de ideias em negócios e a visibilidade de 30 startups. Também fomentou a colocação no mercado de trabalho, oferecendo cerca de 700 vagas de emprego, por meio da Feira de Empregabilidade – Trame.
Manuela Bruxel, diretora de Inovação da Universidade Feevale, avalia que o evento atendeu às expectativas em relação ao público e, diferente de outros anos, contou com uma presença muito forte da comunidade, tanto empresarial quanto local. “Neste ano, tivemos mais startups e empresas participando, o que gerou networking e possibilidades de negócios. Mas também, efetivamente, trouxemos a comunidade, o que fez com que todos os públicos se enxergassem e trabalhassem dentro da tríplice hélice, que é o governo fomentando parcerias universidade-empresa, o que promove o desenvolvimento do mercado regional”, explica.
Projetos desenvolvidos na pós-graduação são premiados
1º lugar
No último dia do evento, também aconteceu a premiação dos projetos vencedores do Startup Postgraduate, programa que propõe competições empreendedoras, inovadoras, criativas, práticas e transdisciplinares. A atividade, que integrou a programação do Novo Hamburgo Feevale Summit mas aconteceu no Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), promoveu a interação entre alunos de pós-graduação e o mercado de trabalho. Os vencedores têm a possibilidade de realizarem a pré-incubação de seus projetos no Feevale Techpark. Confira:
- 1º lugar: Nicolas Duprat, mestrando em Processos e Manifestações Culturais da Feevale, com o projeto Futebol com TEA. A solução é uma plataforma digital que conecta torcedores com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos clubes de futebol, oferecendo informações organizadas sobre acesso, chegada, permanência e saída dos estádios, com foco em previsibilidade e inclusão. A proposta busca otimizar o atendimento a esse público, reduzir crises sensoriais e acidentes, auxiliar clubes na adaptação de suas estruturas e, ao mesmo tempo, ampliar a receita com a participação de um público ainda pouco explorado no mercado esportivo brasileiro
- 2º lugar: Renata Marciane Tomacheski, mestranda em Administração da Feevale, com o projeto Sobrevivência MEI. Trata-se de um aplicativo de suporte inteligente voltado a aumentar a taxa de sobrevivência dos microempreendedores individuais no Brasil. A solução combina educação financeira prática, tecnologia simples e contabilidade integrada, oferecendo ferramentas como chatbot de IA para dúvidas, dashboard financeiro em tempo real, alertas sobre limites de faturamento e arrecadação, além de calculadora de preços.
- 3º lugar: Alexsander Groth, mestrando em Virologia, e Rodrigo Gonzatti, mestrando em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Feevale, com o projeto Flow City. A solução digital otimiza o fluxo de atendimento no sistema público de saúde, reduzindo filas imprevisíveis em Unidades de Pronto Atendimentos, Unidades Básicas de Saúde e hospitais. A plataforma fornece previsões de tempo de espera por prioridade, rotas sugeridas, informações sobre ocupação de leitos, salas e exames, via app, WhatsApp ou totens. Para gestores e equipes de saúde, gera ganhos como redução do tempo de triagem e atendimento, melhor giro de ambulâncias, planejamento de escala com base em dados e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
2º lugar
3º lugar
Saiba mais
O Novo Hamburgo Feevale Summit foi uma promoção da Universidade Feevale, com correalização da Prefeitura de Novo Hamburgo, Sicredi Pioneira e Feevale Techpark, além do apoio do Sebrae. A RBS foi media partner.