Na Feevale, potencialidades dos estudantes são desenvolvidas na Trilha do Empreendedor | Universidade Feevale

Na Feevale, potencialidades dos estudantes são desenvolvidas na Trilha do Empreendedor

27/07/2022 - Atualizado 17h01min

Trilha do empreendedor

Ao longo de todo o percurso da graduação, acadêmicos contam com uma série de programas, projetos e atividades que os preparam para os desafios do mercado de trabalho

Tema muito trabalhado na Universidade Feevale, o empreendedorismo ganhou ainda mais força na Instituição a partir de 2016. Naquele ano, começaram a ser implantadas mentorias em sala de aula, ações para desenvolver a capacidade empreendedora de estudantes. Porém, com a compreensão de que o empreendedorismo, mais que uma abordagem individual, deve ser visto como uma força motora para o desenvolvimento da sociedade, percebeu-se que, ao longo de toda a graduação, os acadêmicos podem desenvolver as suas potencialidades nesta competência.

Assim, em 2021, foi estruturada a Trilha do Empreendedor – denominação dada a todo o percurso que o acadêmico pode percorrer, por meio de projetos, programas, ações, atividades e afins, na Universidade, com o objetivo de se tornar empreendedor de si mesmo. Durante a graduação, esse trajeto está dividido em seis passos:

1 – Inspirar: provocar o espírito empreendedor na comunidade da Feevale
2 – Descobrir: momentos para o acadêmico organizar pensamentos, experimentar e verificar que o empreendedorismo é o seu caminho
3 – Validar: oportunidades para que o estudante confirme que o empreendedorismo é para ele
4 – Lançar: passo a passo para o acadêmico desenvolver um negócio e ir ao mercado de trabalho
5 – Crescer: como a Universidade pode auxiliar o negócio a prosperar
6 – Escalar: como transformar o negócio de maneira que este atinja seu máximo potencial

Cada um desses passos conta, além de disciplinas livres e optativas, com atividades promovidas pelo Feevale Techpark, visitas técnicas, projetos de pesquisa e extensão, programas de mentoria, hackatons, desafios, projetos integrados e muito mais. Por serem inter e transdisciplinares, essas práticas promovem a qualidade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, proporcionando, aos acadêmicos, a formação empreendedora. Desde 2016, por exemplo, quando as mentorias em sala de aula começaram a ser executadas, aproximadamente 10 mil pessoas já foram impactadas.

Conforme o reitor Cleber Prodanov, a Feevale é uma universidade empreendedora e, por isso, trabalha com os seus acadêmicos para que eles tenham esse tipo de formação. “Assim, eles poderão encarar novos desafios, novas oportunidades e ter uma ação profissional diferenciada, o que faz com que se destaquem no mercado de trabalho e que nossos egressos tenham alto nível de empregabilidade”, afirma.

E o empreendedorismo, por ser compreendido como uma competência individual, não se restringe à possibilidade de se abrir um novo negócio. Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Feevale, explica que nem todos devem ser empresários, mas todos podem ser empreendedores. “Isso significa ser empreendedor da própria vida, ou seja, ter um perfil em que se possa empreender na própria carreira”, esclarece. Daiana dá o exemplo de alguém que entra na universidade e aos poucos vai construindo sua trajetória, com o total planejamento e domínio do que quer fazer profissionalmente. “Nesse sentido, o profissional está criando uma trilha para si e sendo disruptivo”, afirma.

A diretora explica que, hoje, o grande desafio para quem ingressa no mercado de trabalho é entender qual o seu perfil e como se desenvolver nele. “Tudo é empreendedorismo, seja tirando uma ideia do papel com um novo negócio, ou se o estudante quiser entrar no mercado em uma área específica ou desenvolver algum projeto dentro de sua empresa, precisando, para isso, se especializar. E na Universidade Feevale, com a Trilha do Empreendedor, o acadêmico encontra esse apoio para desenvolver seu projeto de vida que impactará a sociedade”, completa Daiana.

Para egressos, Instituição auxiliou a direcionar suas carreiras

Sara Ruana da Silva e Rodrigo Kunztler (na foto acima) se conheceram durante a graduação em Gastronomia na Feevale. Ambos se graduaram em 2017 e, hoje, são casados e sócios do restaurante Ipê, localizado na unidade de Campo Bom do Feevale Techpark. “Durante a graduação, buscamos por estágios e empregos na área da Gastronomia para adquirirmos experiência, aperfeiçoar as técnicas que estávamos aprendendo e associar a teoria com o mundo real do mercado de trabalho”, explica Sara.

De acordo com os egressos, abrir o próprio empreendimento foi uma consequência de todo conhecimento que adquiriram na Universidade e a escolha de empreender dentro da Feevale foi uma oportunidade ímpar. “É um sonho que realizamos, mas que exige todo nosso esforço e dedicação, o que fazemos diariamente com muito amor”, completa. Através da Universidade, abrimos um leque de oportunidades para sermos inseridos no mercado de trabalho e, por meio disso, ganhamos experiência para, hoje, termos nosso próprio empreendimento”, finalizam.

Mas nem todos precisam montar uma empresa. Bianca Zanette, egressa do curso de Jogos Digitais, por exemplo, pode dizer que a graduação na Feevale auxiliou a direcionar o seu futuro e aprender sobre foco e resiliência. “Desde que entrei na faculdade, recebi todo apoio para direcionar os meus objetivos. Aproveitei cada oportunidade e sinto saudades das aulas, dos professores e de todos os desafios que me foram propostos”, detalha. Para um curso de Jogos Digitais, Bianca analisa que ter uma infraestrutura tecnológica como a da Feevale é muito importante.

Hoje, a egressa é contratada pela Gearbox Software, uma empresa norte-americana que é considerada uma das mais reconhecidas no mercado de jogos internacionais. Bianca iniciou em 2021, em um cargo temporário, e acabou sendo efetivada por ter um bom desempenho e ser uma profissional qualificada. A Gearbox Software tem a sede localizada no Texas, nos Estados Unidos. A egressa trabalha na empresa de forma remota, pois não considera a ideia de sair do Brasil, mas conta que quer continuar estudando e desenvolvendo suas habilidades.

Trilha do empreendedor

Conheça alguns projetos/espaços que o estudante encontra na Trilha do Empreendedor:

  • Feevale Techpark Talks
  • Next Feevale
  • Pílulas da Inovação
  • Pitch Day e Pitch Night
  • Programa de Iniciação Científica Feevale
  • Startup Plus e hackathons Feevale
  • Participação em concursos nacionais e internacionais
  • Madrugadão Feevale
  • Mentoria em sala de aula
  • Plano 1 Consultoria Júnior
  • Disciplinas livres e optativas em Plano de Negócios, Marketing, Avaliação de Projetos etc.
  • Intercâmbios acadêmicos
  • Plataforma Onn
  • Incubadora Tecnológica da Feevale
  • Laboratório de experimentação
  • Feevale Techpark
  • Fundos de Investimento
  • Grupo de Investidores Parceiros do Feevale Techpark
  • Hub One de Criatividade e Inovação
  • Investidores Anjo
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.