Homenagem se deve a partir da realização da mostra Sonhadores, no Hotel Swan Novo Hamburgo
O Museu Nacional do Calçado (MNC), localizado no Câmpus I da Universidade Feevale, recebeu um Voto de Congratulações da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, a partir de requerimento do vereador Felipe Kuhn Braun. A homenagem se deve em função da realização da exposição Sonhadores, que acontece até esta quarta-feira, 30, no Hotel Swan Novo Hamburgo. A mostra, que acontece em collab com o hotel, resgata o trabalho de designers do passado, como Ruy Chaves, José Maria Carrasco Menna, Carlos Gilberto Simon e Nicolae Vasilesco, destacando seu legado na história de Novo Hamburgo e do Brasil.
A exposição integra o projeto contínuo do MNC de levar ao público parte de seu acervo por meio de mostras itinerantes, promovendo uma conexão entre história, cultura e identidade local. O Voto de Congratulações reconhece e parabeniza a importância da preservação da memória e da valorização dos profissionais que contribuíram com criatividade e talento para o setor coureiro-calçadista, concretizada na mostra.
Sobre o Museu
O Museu Nacional do Calçado (MNC) foi criado em 20 de outubro de 1998. O espaço conserva a memória do setor coureiro-calçadista, preservando sua história e cultura. Para cumprir com esse papel social, cultural e educativo, promove exposições, encontros, cursos, seminários e palestras, entre outras atividades.
O acervo do MNC possui peças raras que foram produzidas em diferentes épocas e continentes, com ligação direta com a evolução do setor calçadista. Parte do acervo encontra-se exposto, sendo a maioria reservada para consultas históricas e pesquisas.
O Museu Nacional do Calçado está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 14h às 18h. Nos sábados ou em outros horários, as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.