Público poderá conferir, no espaço do museu, peças em que a arte inspira a criação de calçados únicos
O Museu Nacional do Calçado (MNC) estará presente com uma seleção única de calçados e acessórios durante a 31º edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC). O museu terá um espaço expositivo mostrando peças com a temática Stravaganza.
A extravagância surge quando a imaginação anda de mãos dadas com os sonhos, se transformando, assim, em arte e inspirando calçados únicos”, define Ida Helena Thön, coordenadora do MNC.
A coleção mostrará calçados inspirados em arte, estilistas, arquitetos e natureza. Exemplo deste encontro, a moda de Elsa Schiaparelli e a arte Pablo Picasso – as luvas com unhas (1935) –, podem ter sido o ponto de partida para o calçado de Daisi de Paula (1990), uma das peças em exposição (foto). Além disso, o artista visual Mai Bavoso estará presente no mesmo espaço do MNC, durante os três dias do evento. Bavoso levará obras em escultura e fará pinturas ao vivo com a temática do calçado.
Sobre o SICC
A 31º edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de maio, das 9h às 19h, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado. O evento, que tem a temática A Nova Cara da Moda, reúne as principais marcas do calçado nacional para apresentar as coleções primavera/verão 2025/2026. O SICC tem o objetivo de incrementar a produção nacional de calçados, que está alicerçada no consumo doméstico.