Mulheres na Ciência é o tema de abertura do Inovamundi 2017 | Universidade Feevale

Mulheres na Ciência é o tema de abertura do Inovamundi 2017

09/10/2017 - Atualizado 10h07min

Evento de divulgação do conhecimento científico produzido na Universidade Feevale e em outras instituições de ensino acontece na próxima semana


Por que as mulheres estão sub-representadas nas ciências exatas, engenharias e tecnologias e nos postos de poder, em todas as áreas do conhecimento? Discutir como a ausência de mulheres é prejudicial para o desenvolvimento da humanidade é o objetivo da palestra de abertura do Inovamundi 2017, programa de difusão do conhecimento científico da Universidade Feevale que acontece entre 16 e 21 de outubro. 

A abertura do evento será no primeiro dia das atividades, segunda-feira, às 19h30min, no Teatro Feevale. A palestra Mulheres na Ciência será ministrada por Márcia Cristina Bernardes Barbosa, membro da diretoria da Academia Brasileira de Ciências e reconhecida com o Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal e Unesco – categoria Física. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis na recepção da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), no 2º andar do prédio Lilás, nos Institutos Acadêmicos, no 3º andar do mesmo prédio (ambos no Câmpus II) e na Bilheteria do Teatro Feevale, localizada no térreo do espaço de espetáculos.

Realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o Inovamundi é um grande evento que tem o objetivo de socializar, à comunidade, os resultados de pesquisas científicas e de projetos sociais realizados na Feevale e em instituições de ensino no Brasil e no exterior. Nesse ano, além da Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), da Feira de Iniciação Científica (FIC) e do Seminário de Pós-graduação (SPG), o programa contará com o Salão de Extensão (SE). No total, foram aceitos mais de mil trabalhos nas quatro mostras e inscritos mais de 40 trabalhos internacionais, oriundos de Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Finlândia, Porto Rico, Portugal e República Dominicana.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.feevale.br/inovamundi.  

Saiba mais sobre cada um dos eventos:
 
Feira de Iniciação Científica (FIC): direcionado para acadêmicos de graduação e graduados que desenvolvem atividades de iniciação à pesquisa, possibilita a socialização dos avanços do conhecimento originados dessas atividades. Incentiva a apresentação das inovações científicas e tecnológicas nas mais diversas áreas do conhecimento.
 
Seminário de Pós-graduação (SPG): voltado para estudantes e formados na pós-graduação, é uma atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre acadêmicos e professores desse nível de ensino, considerando, também, sua relação com a comunidade. Dessa forma, fortalece-se a cultura da criatividade e da inovação, bem como a especialização acadêmica, além de consolidar a realização de estudos avançados pelos alunos.
 
Salão de Extensão (SE): tem como público-alvo acadêmicos de graduação que desenvolvem atividades relacionadas à extensão. O evento representa um importante momento para a divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas realizadas pela Feevale e demais instituições de ensino superior.

Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP): voltada para alunos e professores da Educação Básica, possibilita a socialização dos avanços do conhecimento originados em atividades de pesquisa nas mais diversas disciplinas que integram a sua matriz curricular. 

Saiba mais sobre a palestrante da abertura

Márcia Cristina Bernardes Barbosa possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professora titular da UFRGS e membro titular e da diretoria da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área da Física, com atuação em água e suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho sobre anomalias dinâmicas da água, ganhou o Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oréal e Unesco – categoria Física e o prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, pelo que ganhou, em 2009, a Nicholson Medal, concedida pela American Physical Society. Por seu trabalho junto à pós-graduação, recebeu o Prêmio Anísio Teixeira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.