Mestrando da Colômbia apresenta pesquisa na área da construção civil no Inovamundi | Universidade Feevale

Mestrando da Colômbia apresenta pesquisa na área da construção civil no Inovamundi

25/10/2018 - Atualizado 16h40min

Carlos Felipe Acevedo Velasquez é engenheiro civil e estudante do curso Maestría en Ingeniería - Materiales y Procesos, da Universidad Nacional de Colombia


Realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o Inovamundi é um grande evento que tem o objetivo de socializar, à comunidade, os resultados de pesquisas científicas e de projetos sociais realizados na Feevale e em instituições de ensino no Brasil e no exterior. Um dos estudantes internacionais inscritos no evento é o colombiano Carlos Felipe Acevedo Velasquez, engenheiro civil e estudante do curso Maestría en Ingeniería - Materiales y Procesos, da Universidad Nacional de Colombia, instituição parceira da Feevale. 

Felipe veio a Novo Hamburgo para apresentar o trabalho Evaluation of the corrosion applied to reinforcementsteel in mortars containing elastomeric particlesin weight proportions between 1.5% and 5% durante o Seminário de Pós-Graduação (SPG). A sessão acontece nesta quinta-feira, 25, a partir das 19h30min, no prédio Vermelho, Câmpus II. O estudante teve fomento da Universidad Nacional de Colombia para participar do Inovamundi.

Segundo o mestrando, o trabalho investiga o aproveitamento de materiais alternativos para serem usados no concreto e sua resistência à corrosão. De acordo com o estudante, as amostras estão sendo avaliadas por uma metodologia que pretende diminuir o tempo de análise, o que permitirá que os novos materiais cheguem ao mercado em menos tempo. “Escolhi apresentar o meu trabalho aqui pelo perfil da Universidade, pois tem um mestrado (Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais) e cursos de Engenharia muito fortes. Estou achando as pessoas muito receptivas e estou aprendendo um pouco do português”, afirma.

Sobre o Inovamundi

O Inovamundi apresenta os resultados dos conhecimentos científicos, tecnológicos e extensionistas de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o evento busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos trabalhos realizados por estudantes da Feevale e de outras instituições de ensino no Brasil e no exterior.  As atividades acontecerão até o dia 27 de outubro, nos Câmpus I e II, em Novo Hamburgo, seguindo nos dias 30 de outubro e 10 de novembro.

O programa é composto por quatro grandes eventos: Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), que promove e fortalece a divulgação e a discussão da produção da pesquisa na Educação Básica; Feira de Iniciação Científica (FIC), que fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados; Salão de Extensão (SE), momento de divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas, ou seja, em projetos sociais; e Seminário de Pós-graduação (SPG), atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre estudantes e professores de pós-graduação. Este último foi contemplado com recursos oriundos do  Edital Nº 09/2018 - Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), evidenciando a importância do SPG e sua consolidação e importância para a pesquisa no Estado.

Ao todo, foram aprovados mais de 1.400 trabalhos nestes quatro eventos. Todas as sessões de apresentação, momento em que os estudantes socializam os resultados de suas investigações, são gratuitas, seguindo até este sábado, 27. Os horários podem ser conferidos no site www.feevale.br/inovamundi

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.