15ª edição da premiação conta com novas categorias
A Agência Experimental de Comunicação (Agecom) da Universidade Feevale promove a 15ª edição da premiação Mentes Brilhantes. O evento deste ano traz novas categorias, voltadas principalmente para as disciplinas dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. São aceitos trabalhos realizados no segundo semestre de 2024 e no primeiro semestre de 2025, produzidos em sala de aula e orientados por um professor. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário que está disponível no link e se encerram às 14h do dia 11 de agosto.
Além das novas categorias, a edição deste ano terá uma temática especial: baile de máscaras. Buscando promover uma maior integração entre os alunos, o tema abordado procura ressignificar o uso das máscaras e estimular os acadêmicos a se desafiarem. Com isso, a tagline do evento instiga: Revele seu melhor. Ouse ser você.
A coordenadora da Agecom, professora Adriana Stürmer, avalia que “a beleza do Mentes Brilhantes não está somente no reconhecimento dos melhores trabalhos, mas no envolvimento de muitas mentes”. Ela explica que, enquanto a organização é realizada pelos acadêmicos da Agecom, os professores incentivam os estudantes a inscreverem suas produções e a avaliação dos trabalhos é feita por profissionais externos - muitos deles egressos dos cursos da Feevale. “E tudo culmina na noite de premiação, que é sempre um momento marcante do nosso ano”, conclui.
A premiação objetiva valorizar os trabalhos desenvolvidos, promovendo o orgulho dos acadêmicos quanto às suas próprias realizações, incentivar a inovação na criação e desenvolvimento de produtos da área da comunicação, além de apresentar ao mercado regional novos talentos oriundos da área de Comunicação. O Mentes Brilhantes é um evento tradicional dos cursos de comunicação da Feevale e faz parte da história de muitos acadêmicos que participaram do concurso e, em vários casos, receberam o prêmio em uma ou até em mais categorias.
A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Angel Meyer, por exemplo, lembra que receber o prêmio foi algo memorável em sua trajetória na Universidade e destaca a importância da premiação para os alunos. “No ano passado, levei duas estrelinhas em trabalhos que fiz com toda a minha dedicação e carinho; fiquei muito feliz de eles serem reconhecidos por profissionais maravilhosos. Confesso que foi uma lição sobre ser mais confiante em relação àquilo que faço”, relata.
As categorias são:
- Artigo acadêmico
- Experimentação em texto
- Relatório de estágio
- Empreendedorismo e plano de negócios
- Pesquisa em comunicação
- Instrumento de coleta de dados para pesquisas em comunicação (nova)
- Produção de conteúdo digital
- Criação em social media
- Ação de comunicação
- Planejamento de mídias (eletrônica, digital e impressa)
- Campanha publicitária
- Criação de peça-conceito (nova)
- Roteiro audiovisual publicitário (nova)
- Produção audiovisual publicitária (nova)
- Publicidade em mídias sonoras
- Fotografia publicitária
- Fotografia experimental
- Ensaio fotográfico
- Pós-produção
- Fotojornalismo
- Jornalismo multiplataforma
- Jornalismo em mídias sonoras
- Jornalismo audiovisual
- Publicação (jornal/revista/informativo)
- Design editorial (planejamento gráfico)
- Reportagem
- Produto de assessoria de comunicação
- Planejamento de assessoria de comunicação
- Planejamento de comunicação organizacional
- Diagnóstico de comunicação organizacional
- Evento
- Curta-metragem de live-action
- Curta-metragem de animação (nova)
- Documentário
- Videoclipe
- Roteiro audiovisual (nova)
- Produção audiovisual