Lançado programa de desenvolvimento de lideranças | Universidade Feevale

Lançado programa de desenvolvimento de lideranças

13/04/2023 - Atualizado 14/04/2023 13h17min

Primeiro encontro, realizado nesta quinta-feira, 13, abordou a liderança protagonista

Liderança

Cerca de 130 colaboradores da Universidade Feevale participaram nesta quinta-feira, 13, do lançamento do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). O objetivo da Instituição é desenvolver e fortalecer a relação dos gestores com suas equipes, em temas contemporâneos relacionados à gestão de pessoas e sua interface com o negócio, contemplando os eixos administrativo e acadêmico.

Everton Zambon, gerente do setor de Gestão de Pessoas, que é responsável pelo Programa, abriu o evento. “Liderar é administrar conflitos, carreiras e expectativas. É desenvolver pessoas e facilitar o relacionamento. É ter uma melhor gestão de equipe para aumentar a retenção dos talentos”, disse ele, lembrando que serão realizados seis encontros presenciais, com cinco diferentes facilitadores, além de trilhas de aprendizagem online.

O reitor Cleber Prodanov destacou que liderar é uma tarefa muito difícil, mas extremamente importante. “Somos uma instituição única, mas que trabalha pela coletividade. A liderança passa pela motivação, engajamento e transformação das pessoas. Reconhecemos que temos potencial para melhorar e hoje estamos dando um grande passo para trazer resultados positivos para a Feevale”, afirmou.

Everton

Cleber

O superintendente executivo da Feevale, Roberto Sarquis Berte, salientou que há muitos desafios. “Queremos transformar a Feevale numa instituição ainda mais moderna. Para isso, precisamos de líderes capazes de fazer conosco essa transformação. Essa é uma oportunidade única e aqui podemos fazer a diferença”, falou. Ele ainda lembrou do trabalho que está sendo feito na universidade, desde a alteração do nome do setor de Recursos Humanos para Gestão de Pessoas até outras iniciativas, como a implementação de um novo sistema e o desenvolvimento de plano de cargos e carreiras, por exemplo.

Em sua fala, o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Marcelo Clark Alves, lembrou que assumiu a entidade durante a pandemia de Covid-19 e que, hoje, é muito bom ver todos reunidos novamente. “Voltamos à normalidade com a questão da saúde e hoje estamos fazendo muitas coisas boas. Queremos que todos venham trabalhar felizes, que sejam reconhecidos e tenham oportunidade de crescimento. Se alguém tiver que sair daqui que seja porque recebeu uma proposta irrecusável, não porque aqui não está bom”, frisou.

Roberto

Marcelo

Liderança protagonista

Após a abertura do evento, o administrador Rogério Anele, mestre em Gestão de Negócios, ministrou uma palestra sobre liderança protagonista. Com larga experiência como empreendedor e líder de organizações de diversos segmentos, como financeiro, tecnologia da informação, comunicação e educação, ele contou sobre algumas passagens marcantes de sua vida.

Anele iniciou dizendo que não ia falar de gestão, mas de pessoas, transformação e inspiração. “É necessário agarrar as oportunidades, ter visão de futuro, foco, disciplina, respeito, diálogo e escuta, além de buscar fazer a diferença e ter autoconhecimento”, disse. Ele também abordou outros assuntos, entre os quais, para que serve a liderança, como para ter resultado, ser exemplo de cidadão, tornar o mundo melhor e estar bem consigo mesmo.

Para Anele, o líder que transforma faz processo de feedback aberto, valoriza o processo de seleção, forma e capacita as pessoas para a instituição e não para si, toma decisão e faz escolhas, delega, dá autonomia e compartilha responsabilidade. “É preciso, ainda, lembrar que estratégia e operação são dois lados da mesma moeda, que ter time é mais do que ter equipe e o que nos trouxe até aqui, não garante o amanhã”, concluiu.

Saiba mais

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) da Feevale é sistemático e ocorrerá de modo continuado, garantindo que as lideranças recebam formação adequada para seu autodesenvolvimento e, por consequência, o aperfeiçoamento do seu papel de líder. Os demais encontros ocorrerão no Hub One, unidade do Feevale Techpark em Novo Hamburgo, e abordarão os seguintes temas: liderança autêntica (maio), liderança em redes (junho), liderança negociadora (agosto) e liderança de times (setembro). O encerramento acontecerá no dia 18 de outubro.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.