Journ On movimenta curso de Jornalismo para debate sobre o mercado de trabalho | Universidade Feevale

Journ On movimenta curso de Jornalismo para debate sobre o mercado de trabalho

29/10/2019 - Atualizado 15h25min

journ 1

Em comemoração dos 20 anos do curso de Jornalismo da Universidade Feevale, foi realizada, de 15 a 17 de outubro, a primeira edição do Journ On. A ação contou com oficinas e palestras dos mais diversos temas, debatendo o presente e o futuro do mercado de trabalho para os estudantes. O primeiro dia, 15, começou com a oficina Notícias em Stories, com Murilo Busolin, do jornal O Estado de São Paulo. O jornalista dividiu sua experiência com o Drops Estadão, programa de notícias rápidas nos stories do Instagram. Logo após, os estudantes assistiram ao painel Cobertura multiplataforma, que contou com Murilo e com nomes como Lilian Lima, repórter do G1 RS, Josmar Leite, da RBS TV, e Micheli Aguiar, mídias sociais do Grupo Sinos.

Na noite do dia 16, ocorreu uma oficina de jornalismo investigativo, conduzida pelos jornalistas Carlos Rollsing e Humberto Trezzi, do Grupo de Investigações de Gaúcha ZH (GDI). O painel do segundo dia teve grandes nomes do jornalismo popular, como Luciane Kohlmann, repórter do SBT, Vanessa Pires, repórter da TV Record RS, e Matheus Piccini, do jornal Lado B, de Porto Alegre. Além disso, a atividade contou com a presença de Talita Fernandes e Edisson Campos, do jornal Boca de Rua. Edisson dividiu sua experiência como um dos repórteres do jornal, totalmente produzido por pessoas em situação ou com trajetória de rua.

matheus

Para Matheus, a troca com estudantes é sempre importante quando se abre este espaço na Academia.

Estamos discutindo com os futuros jornalistas os caminhos que o jornalismo popular vem tomando, assim como o jornalismo comunitário’’.

Luciane Kohlmann acrescenta que atividades como essa conseguem unir a teoria e a prática na universidade com o mercado real, com discussões que se encaixam com essa realidade.

Eu acho que ali no nosso painel ficou bem completo, porque tivemos várias visões que se complementaram”.

O último dia do evento, 17, se iniciou com a oficina Jornalismo de Dados com Marilia Gehrke, pesquisadora do tema. O painel apresentou para os acadêmicos a relevância do movimento Deixa Ela Trabalhar, com a presença de Alice Bastos Neves, apresentadora do Globo Esporte; Renata Medeiros, repórter de Gaúcha ZH, e Camila Diesel, repórter da Rádio Guaíba. Renata afirma que gostou muito da experiência.

Principalmente quando pude ouvir os relatos das alunas que participaram bastante conosco, então espero que consigamos desenvolver cada vez mais esse tema até que um dia ele não precise mais estar em pauta.”

Julia Taube, aluna de Jornalismo no 4° semestre, conta que foi uma experiência de muito aprendizado e que a ação é incentivadora para a formação de novos e bons jornalistas.

Poder ouvir e tirar dúvidas com pessoas que a gente vê na televisão, ouve na rádio e lê no jornal é extremamente enriquecedor para o nosso futuro e, certamente, nos instiga a sermos ótimos profissionais”.

Professora e uma das organizadoras do evento, Cristiane Weber relata que os temas escolhidos foram importantes e são extremamente necessários para pensar o momento atual e futuro da profissão.

É muito interessante ver como os estudantes compartilharam experiências e tiraram suas dúvidas em contato com profissionais tão renomados como os que foram no evento. O Journ On entra para o nosso calendário de eventos anuais, trazendo mais discussões relevantes para as próximas edições”.

Participaram ainda, da comissão organizadora, os professores Vanessa Valiati e Alisson Coelho.


Confira as fotos:

Journ On

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.