Internet das Coisas é tema de especialização na Universidade Feevale | Universidade Feevale

Internet das Coisas é tema de especialização na Universidade Feevale

30/04/2020 - Atualizado 11h57min

IoT

Aulas se iniciam em agosto, no Câmpus II, em Novo Hamburgo

A Universidade Feevale está com inscrições abertas para a especialização em Internet das Coisas com Cisco IoT & Data Analytics. O curso, com previsão de início para o mês de agosto, tem por objetivo formar profissionais com competência para conceber, planejar e executar projetos de Internet das Coisas (IoT*), contribuindo para a demanda crescente de soluções na área. As inscrições podem ser feitas pelo site, endereço em que também podem ser obtidas informações como corpo docente e investimento.

A pós-graduação lato sensu é voltada para graduados nos cursos da área da Computação (bacharelados e tecnológicos) e Engenharia, bem como os que possam ter relação com internet. As aulas acontecerão em encontros quinzenais, nos sábados pela manhã e tarde, no Câmpus II da Instituição.

Diferenciais

O curso inclui cinco Treinamentos Oficiais da Academia Cisco. Além das aulas, os alunos poderão usufruir da infraestrutura dos laboratórios para realizar suas atividades práticas, como o Centro de Tecnologias Digitais, e participar do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada. A coordenação acadêmica é do professor Vandersilvio da Silva.

Estrutura curricular

  • Fundamentos, Componentes e Redes de IoT
  • Configurações de Serviços de Redes Locais
  • Proteção Cibernética
  • Programação Python
  • Segurança, Riscos, Modelagem e Mitigação de Ameaças em IoT
  • Big Data, Machine Learning e Storytelling em IoT
  • Projeto Integrador

*A IoT descreve um sistema ciberfísico que utiliza as tecnologias que já existem, as interconectam e faz com que trabalhem em conjunto. Esses sistemas ciberfísicos utilizam conexão em rede (com ou sem fio) de todos os dispositivos existentes por meio da internet, permitindo comunicação on-line entre aparelhos e registros de dados em grandes volumes para entendimento e gerenciamento desses sistemas.