Infâncias, mídia e violências no século XXI marcam o VI Seminário Criança na Mídia | Universidade Feevale

Infâncias, mídia e violências no século XXI marcam o VI Seminário Criança na Mídia

12/08/2022 - Atualizado 15h38min

Criança na Mídia

Evento internacional acontece dias 18 e 19 de outubro, com palestras presenciais transmitidas em tempo real e apresentações de trabalhos de forma remota. As submissões de resumos estarão abertas até 11 de setembro

Em virtude do mês da criança, a Universidade Feevale promove, nos dias 18 e 19 de outubro, o VI Seminário Criança na Mídia - I Seminário Recria, que busca refletir junto à comunidade acadêmica acerca dos diversos tipos de violência que acometem as crianças e que são atravessadas por sua relação com as mídias no século XXI. De abrangência internacional, a atividade é gratuita e conta com uma programação híbrida, com palestras presenciais que serão transmitidas ao vivo e apresentações de trabalhos de modo virtual, acolhendo pesquisas acadêmicas e, também, relatos de experiência.

Iniciativa do Grupo Criança na Mídia - Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura da Feevale liderado pela professora Saraí Schmidt, o seminário é um evento bienal que acontece no mês de outubro. Surgiu em 2011, com o objetivo de ampliar o debate entre pesquisadores, profissionais e acadêmicos, bem como, professores da educação básica sobre a complexa relação entre mídia e crianças. Em sua sexta edição, traz, em sua programação, palestrantes de renome para debater as infâncias na contemporaneidade, integrando o I Seminário Recria. Este é uma ação com proposta itinerante da Rede Recria, formada por pesquisadores do Brasil e do exterior que discutem as relações de crianças e adolescentes com a mídia. Sua primeira edição será em paralelo ao consolidado evento do grupo de pesquisa da Feevale, como uma construção da parceria entre a Recria e o Criança na Mídia, ambos responsáveis pela coordenação dos Grupos de Trabalho (GTs).

O VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria tem por objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas com foco interdisciplinar nos estudos sobre gênero, raça, classe social, sexualidade, desigualdades e processos de in/exclusão, tendo como princípios norteadores estudos que versam sobre infâncias e juventudes e suas confluências com os processos midiáticos e culturais. O encontro visa gerar a produção de conhecimento interdisciplinar entre os diferentes segmentos da sociedade envolvidos com as culturas infantis (profissionais da Comunicação, Educação, Direito, Psicologia, Marketing, Sociologia, Games, entre outros). Um aspecto de destaque no evento acadêmico é a participação de professores da rede pública. A proposta é oportunizar um espaço para a problematização de perspectivas educacionais e movimentos que perpassam também o território escolar.

Programação:

Dia 18 de outubro

  • 19h – Conferência de abertura: Mídias, infâncias, violências de raça e gênero, com Gladis Kaercher, doutora em Educação e docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mediação de Marina Mentz, jornalista

Dia 19 de outubro GTs simultâneos: 8h30min às 12h

  • GT1 Mídia, Infâncias e Gênero
  • GT2 Infâncias e Processos de Comunicação
  • GT3 Mídia, Infâncias e Raça
  • GT4 Infâncias e Linguagens comunicacionais

  • 14h - Mesa: Mídia, Infâncias e Violências Convidadas: Ângela Farah, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada ao Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Karina Barbosa, doutora em Ciências da Comunicação e pesquisadora vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Ingrid Martins, doutoranda em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso Argentina)

Inscrição de pesquisas acadêmicas, práticas extensionistas e relatos de experiência:

  • Inscrição gratuita: até 11 de setembro
  • Normas e submissão pelo hotsite oficial do evento: www.criancanamidia.com.br/seminario *A divulgação dos trabalhos aceitos está prevista para 3 de outubro, no hotsite.

Acompanhe o seminário nas redes:

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.