Indústria criativa ganha força no Estado | Universidade Feevale

Indústria criativa ganha força no Estado

22/03/2022 - Atualizado 13h43min

Começam, em Porto Alegre, as aulas de mestrado na área

Evento

A Universidade Feevale deu início, em Porto Alegre, às aulas do mestrado em Indústria Criativa, o primeiro oferecido pela Instituição na capital gaúcha. As atividades acontecerão no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark, e em outros espaços, como a Casa de Cultura Mario Quintana, local onde foi realizada a aula inaugural.

A aula foi ministrada pelo doutor em Ciência Política Tarson Núñez, pesquisador do Departamento de Economia e Estatística (DEE) do Rio Grande do Sul, na semana passada. Com atuação acadêmica e profissional focada, entre outros temas, na economia criativa, ele falou sobre o lugar das indústrias culturais no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Na abertura, o coordenador do mestrado em Indústria Criativa, Cristiano Max Pereira Pinheiro, destacou o início da presença da Feevale em Porto Alegre e a extensão dos programas, parcerias e convênios, que trarão muitos benefícios aos estudantes.

Costumo dizer que o mestrado é uma comunidade de pesquisadores, onde são articuladas novas ideias”, disse ele, que também enalteceu a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do programa RS Criativo. Segundo o professor, a intenção é apoiar o desenvolvimento da cultura e da criatividade sob diversas perspectivas, sejam elas de linguagem, desenvolvimento ou gestão.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, ressaltou que as aulas do mestrado em Indústria Criativa, o primeiro curso da área reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil, ocorrerão no Hub One Porto Alegre, além de outros lugares. Inaugurado pela Instituição em 2019, o espaço alia educação ao empreendedorismo e à inovação, conectando estudantes, empreendedores e pesquisadores. É compartilhado com parceiros estratégicos para gerar negócios, fomentar projetos e desenvolver tecnologias.

Não viemos para Porto Alegre como uma universidade tradicional e baseada na formalidade, mas para trazer uma proposta que foca na visão empreendedora, inovadora e criativa, onde a cultura e a arte são parte desse processo”, afirmou.

Ele ainda agradeceu ao governo do Estado pela parceria, como é o caso do envolvimento nos programas RS Criativo, da Secretaria da Cultura, e Inova RS e Game RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Não escolhemos parceiros, mas sim, nos unimos a parceiros. Queremos criar uma rede de pessoas e uma escola de pensamento para difundir ideias, trabalhar e criar em conjunto. Esse é um grande legado que queremos deixar para a sociedade”, finalizou.

Também participaram da abertura Ana Fagundes, diretora de Artes e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, e Carol Biberg, coordenadora do RS Criativo. Além de capacitar os empreendedores criativos, o programa oferece atividades a pessoas de diversos setores criativos, interessadas em se aprimorar nas áreas da cadeia produtiva. “Hoje já temos quase oito mil empreendedores capacitados pelo programa no Estado”, afirma.

Sobre o curso

O mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale ocorre desde 2014 em Novo Hamburgo. Foi o primeiro curso nominal do Brasil e trouxe destaque para a região em suas pesquisas, resultados e articulações. Atualmente, é o gestor do programa de aceleração do RS Criativo, programa estratégico de economia criativa desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac). Atua com diversos municípios gaúchos em programas de desenvolvimento, como Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, Santa Maria e Erechim. Por meio da pós-graduação, a Feevale é fundadora da Rede Ibero-americana de Pesquisa em Economia Criativa e será sede, neste ano, do II Congresso Ibero-americano de Economia Criativa.

Evento IC

Evento IC

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.