Imigrantes são tema de exposição fotográfica na Feevale | Universidade Feevale

Imigrantes são tema de exposição fotográfica na Feevale

27/09/2019 - Atualizado 15h36min

Conexões mostra união entre os povos e faz parte do calendário de comemorações dos 50 anos da Aspeur/Feevale

Laura

Os imigrantes, que chegaram nos últimos anos a Novo Hamburgo, são tema de uma exposição fotográfica na Universidade Feevale. A iniciativa é da professora do curso de Fotografia da Instituição, Laura Ribeiro Rueda, que lidera o grupo de pesquisa Território Nômade. Intitulada Conexões, a exposição foi desenvolvida em parceria com o projeto de extensão O Mundo em NH e contém 10 fotografias, que estão expostas no Câmpus II, em frente aos prédios Lilás e Centro de Convivência. A ação integra a programação alusiva aos 50 anos da Aspeur/Feevale.

As imagens captadas por Laura, que é colombiana, buscam mostrar “quem são os brasileiros mais importantes” para 10 imigrantes que vieram de diferentes países. Além de palestinos, colombianos, haitianos, filipinos e senegaleses, a coleção conta com duas meninas, descendentes de haitianos e colombianos, que nasceram no Brasil.

De acordo com a docente, a ideia surgiu para mostrar a aproximação dos povos, sem preconceitos aos imigrantes e refugiados que chegam à cidade.

Busquei mostrar eles sorrindo e felizes com as pessoas que escolheram, sendo que muitas delas os ajudaram e foram importantes para a sua inserção e adaptação na sociedade. Temos, aqui na Feevale, a preocupação com o outro, por isso buscamos expor as imagens em um ambiente público, para que todos que circulam pelo Câmpus possam ver e compartilhar essa proposta de união”, destaca Laura.

Todos os imigrantes fotografados, por meio do projeto O Mundo em NH, têm aulas todas as quartas-feiras na Universidade. As atividades ocorrem na sala 102 do prédio Bicolor, com atendimento jurídico das 17h às 19h, além da participação em oficinas (de Fotografia, História, Direito e Português, entre outras), que acontecem das 19h30min às 22h15min.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.