Hub One chega a Porto Alegre | Universidade Feevale

Hub One chega a Porto Alegre

11/12/2019 - Atualizado 12/12/2019 09h32min

Terceira unidade do Feevale Techpark é resultado da parceria entre a Universidade Feevale e o exoHub LIA


Crédito: Joel Vargas/PMPA

Crédito: Joel Vargas/PMPA


Um ano depois de ter inaugurado o Hub One de Criatividade e Inovação em Novo Hamburgo, a Universidade Feevale leva a terceira unidade do Feevale Techpark para Porto Alegre, desta vez em parceria com o exoHub LIA, um laboratório de inovação aberta. O lançamento do Hub One Porto Alegre, localizado na Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora, aconteceu nesta quarta-feira, 11, em cerimônia que contou com a presença de empresários e autoridades.

Roberto Cardoso

Roberto Cardoso, presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, lembrou que a Instituição possui cinco décadas de vanguarda na criação de cursos, processos e serviços.

A Universidade investe, cada vez mais, em pesquisa, desenvolvimento e inovação, e por isso, posso afirmar, com convicção, que estamos chegando a Porto Alegre para ficar”, disse.

Daiana de Leonço Monzon

Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o lançamento é um marco muito importante, também para as empresas do Feevale Techpark. “Elas já utilizam os espaços em Campo Bom e Novo Hamburgo, e, também, poderão usufruir deste espaço em Porto Alegre”, lembrou. Já Marcelo Almeida, cofounder e head de comunidade do exoHub LIA, destacou a escolha da Universidade como parceira.

Além de ter criado o primeiro parque tecnológico do Estado, a Feevale tem uma postura muito ativa em relação ao desenvolvimento local e ao desenvolvimento das pessoas, e esse, também, é o propósito do exoHub LIA”, declarou.

Nelson Marchezan Jr.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., marcou presença na cerimônia, e lembrou que o convite para o evento também veio de forma tecnológica, por meio de Whatsapp.

Esperamos poder dividir nossas experiências e aprendizados e estamos muito honrados que a Feevale venha a Porto Alegre com este espaço belo, grande e inovador, pois esta é uma pauta muito especial para nós, em virtude do Pacto Alegre, por meio do qual conseguimos superar muitos desafios”, afirmou, assegurando que o município quer “muito” a Feevale dentro do Pacto.

Cleber Prodanov

Ao ouvir este convite, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, manifestou o desejo da Instituição de ser mais uma colaboradora de Porto Alegre em seus projetos para a inovação.

Queremos ajudar a fazer essa transformação digital no Estado, na cidade e na região, e só conseguimos fazer esses movimentos quando temos bom produtos e bons parceiros, tanto internos quanto externos, como o exoHub LIA, que nos permite contribuir, aqui nessa cidade, da maneira que sabemos, com o nosso DNA. É muito bom ter essas parcerias e esse reconhecimento”, comemorou.


Inauguração em março

O Hub One Porto Alegre receberá empresas de diversas áreas, principalmente das que hoje integram o parque tecnológico da Instituição. São essas: tecnologia da informação e comunicação; indústria criativa; materiais e nanotecnologia; ciências da saúde e biotecnologia; e ciências ambientais e energias renováveis.

O espaço será inaugurado em março de 2020 e recebeu um investimento inicial em torno de R$ 2.800.000,00, entre adaptações no prédio, mobiliário e tecnologia. São disponibilizadas 150 posições para startups e outras empresas – 74 já assinaram convênio de cooperação –, havendo, também, capacidade para 180 estudantes por turno. O edifício possui área total de 1.900m², sendo 720m² destinados a serviços e cursos da Universidade Feevale, incluindo graduação, pós-graduação e in company.

Os sete andares do prédio contarão com espaços para eventos, salas de reuniões, salas de aulas multidisciplinares e auditórios. O espaço ainda contará com suporte tecnológico de internet de alta velocidade, cabines telefônicas e restaurante. Trata-se de uma área pensada para integrar e estabelecer relações de integração e cooperação, com foco na construção do coletivo.

Espaço criativo e colaborativo

O Hub One Porto Alegre se propõe a ser um espaço onde novos conhecimentos são trocados e ideias são desenvolvidas. Fazer parte de um ambiente designado para a inovação deverá acarretar em ganhos para a cultura das empresas e para suas comunicações internas, uma vez que esses espaços funcionam como um hub e disseminam os conhecimentos adquiridos a partir de cada projeto, potencializando a cultura de inovação.

Os laboratórios serão compostos por três pilares: Curators, Corporate Members e Startups. Dentro de cada ambiente serão desenvolvidas tecnologias e inovações incrementais e disruptivas, bem como propostos desafios e criadas novas iniciativas baseadas na área de inovação proposta.

O Hub estará dividido em laboratórios de seis áreas do conhecimento: Inovação Aberta; Educação; Cidades Inteligentes; Fintechs; Law e Legal Techs; e Funding e Aceleração. O objetivo é atrair grandes talentos, iniciativas e desafios dessas áreas de mercado. Para isso, o exoHub LIA firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs no Brasil (AB2L) para lançar no Hub One Porto Alegre o primeiro laboratório físico da entidade no Brasil. O AB2L Aquário conectará as startups do segmento jurídico com o mercado consumidor e os curadores de cada segmento.

Expansão da Feevale

A expansão da Universidade Feevale e do Feevale Techpark para Porto Alegre se dá logo após a implantação do polo em Dongguan, na China, e em 11 municípios gaúchos: Campo Bom, Esteio, Gramado, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Nova Petrópolis, Parobé, Portão, São Sebastião do Caí e Sapiranga. Essas estruturas se somam aos três câmpus da Instituição, sendo dois em Novo Hamburgo e um em Campo Bom. Isso tudo, no ano em que a Instituição e sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), comemoram os seus 50 anos.

“No momento de crise, a Feevale busca inovar e se expandir, primeiro com os polos e, agora, com o Hub One em Porto Alegre, que vai ampliar a nossa parceria para toda a Região Metropolitana”, afirma o reitor Cleber Prodanov. “O Hub não é um prédio, mas um conceito, um ecossistema de relacionamento. É um espaço diferenciado, onde não se sabe quem é aluno, professor, empreendedor ou visitante, um espaço aberto, para que as pessoas possam ser felizes e trabalhar naquilo que gostam”, define, acrescentando que o novo ambiente contribuirá, de forma significativa, para a transformação de ideias em negócios.

Para Prodanov, as empresas precisam se adaptar e deixar de ser tradicionais, assim como a Feevale se transformou para ser uma universidade do século 21 para alunos do século 21. Queremos compartilhar conhecimento e pensar em soluções inovadoras para o novo mundo em que vivemos”, conclui o reitor. A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, compactua com esse pensamento e conta, ainda, que um dos motivos que levou a Instituição a se expandir para Porto Alegre foi o fato de muitas pessoas estarem querendo fazer parte dessa comunidade criada pela Feevale. “O Hub é um espaço de conexão de pessoas que pode gerar negócios, projetos e serviços e fazer render muitos frutos”, diz ela.

O Feevale Techpark conta, hoje, com duas unidades: uma em Campo Bom, com 16 hectares, e outra em Novo Hamburgo, com 1.600m². Em Novo Hamburgo, a ocupação é de 100% desde a sua inauguração, em dezembro do ano passado, e Campo Bom também deverá esgotar a sua capacidade no início de 2020. “O Hub One foi constituído como um modelo de startup. Ao longo deste ano, trabalhando dentro desse ambiente de conexão de pessoas, percebemos que é um negócio escalável”, destaca Daiana, lembrando que muitos municípios procuraram a Feevale para instalar um Hub e a Instituição decidiu começar a expansão por Porto Alegre.

A diretora de Inovação diz que é importante essa conexão com a Região Metropolitana, pois muitas das startups que receberam recursos do grupo de investidores ligados ao Feevale Techpark são de Porto Alegre e só não estavam fisicamente dentro do parque tecnológico. “Ter mais uma unidade do Feevale Techpark mostra que estamos no caminho certo e que temos uma estrutura consolidada, voltada à área de expansão industrial em Campo Bom, à área de tecnologia da informação e comunicação em Novo Hamburgo, mas que, principalmente, temos uma comunidade e que muitas pessoas estão querendo fazer parte dessa comunidade”, ressalta.

Parceria com o exoHub LIA

Parceiro da Universidade Feevale, o exoHub LIA tem como lema “Um ecossistema vivo de criatividade e inovação focado em resultado”. Trata-se de um laboratório de inovação aberta onde empresas encontrarão um espaço conectado à tecnologia, educação do futuro, startups e um framework de inovação aberta desenvolvido de forma a abranger o ambiente empresarial nas esferas social, tecnológica, operacional e estratégica. O objetivo é conectar, de forma aberta e irrestrita, todos os atores do mercado para potencializar o ecossistema de empreendedorismo com foco no resultado, a partir da união de curadores, membros corporativos e startups, todos alinhados por áreas do conhecimento.

Marcelo Almeida

O cofounder e head de comunidade da empresa, Marcelo Almeida, diz que a parceria com a Feevale vem de uma boa e exitosa experiência da construção do primeiro espaço deste tipo no Estado, que fica localizado dentro do Hub One em Novo Hamburgo. Segundo ele, a escolha se deu por ter encontrado na Feevale um parceiro que comunga dos mesmos valores de empreendedorismo de resultado, onde se fortalece a economia real.

A Universidade Feevale e no Feevale Techpark estão conectados de verdade com a inovação e o empreendedorismo. Encontramos o parceiro ideal para conectar a academia com o mercado”, frisa.

Para Almeida, a expectativa com a instalação do Hub One em Porto Alegre é a melhor possível. "Queremos contribuir de forma efetiva com o ecossistema de inovação da cidade, potencializando ainda mais as iniciativas gaúchas nessa área. Estamos chegando para somar a todas as iniciativas que já estão implantadas na cidade e, juntos, trabalharmos por um futuro melhor, onde empreendedorismo e inovação são molas propulsoras de uma sociedade 5.0”, conclui.


Empresas que já garantiram espaço no Hub One Porto Alegre

Lawtech

  • Associação dos Escritórios Jurídicos Empresariais (AEJE)
  • Judice Office
  • Judice
  • Dogma
  • 36zero
  • Oystr
  • Legalmap
  • GustavoRocha
  • Cabanellos Advocacia
  • Feijó Lopes Advogados
  • LinkLei
  • Kurier Tecnologia
  • AB2L
  • Hermann Advogados Associados
  • 2 ADV
  • Piovezzani Advogados
  • e-recurso

Fintech

  • PicPay
  • Griffin
  • InSwitch
  • Avus
  • Cambionet
  • Frico
  • Agnus Group

Smart Cities

  • Claro
  • Fleeter
  • Zletric
  • Hubittat
  • Loop Bike Sharing
  • Imply
  • Eleven Tickets
  • thyssenKrupp
  • Moeda do Bem
  • Eu Amo Papelão
  • Consumo do Bem
  • Be On
  • exoCities
  • Squadra
  • Albor Alumínios

EdTech

  • Fourge
  • Escola HUB
  • Oracle NetSuite
  • Supernova
  • Reframe
  • Product Arena
  • Aplause
  • Grupo A
  • MSV Treinamentos
  • Legal Experience

Open Innovation

  • Open Innovation BR
  • Open Innovation Lab
  • PontoVit
  • Meekalabs
  • Inventsys
  • Rocket.Chat
  • Dragonfly
  • Insumo Fácil
  • adoisjota

Funding Lab

  • Leme VT
  • Nello Investimentos
  • Pocket Creative Lab
  • Marco Zero Comunicação
  • Exolab
  • Ankor
  • Rede Ideia
  • Conta Ágil
  • Startaideia
  • Harbour
  • Orgânica Evolução Exponencial
  • Agidesk
  • Incomunn MKT Digital
  • AutoconTech
  • Founder Institute
  • TechPar

Confira as fotos do evento:

Lançamento Hub One Porto Alegre

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.