Fundação Casa Aberta é beneficiada com a doação de móveis e brinquedos | Universidade Feevale

Fundação Casa Aberta é beneficiada com a doação de móveis e brinquedos

12/12/2018 - Atualizado 15h56min

Aproximar o acadêmico do mercado de trabalho e das diversas questões que permeiam a sociedade é uma função que se solidifica, cada vez mais, na Universidade Feevale. Assim, com o objetivo de aliar o aprendizado técnico e as necessidades dos clientes nos seus mais variados contextos, 22 alunos dos cursos de Engenharia da Produção e Gestão da Produção Industrial da Instituição doaram, nesta terça-feira, 11 de dezembro, 60 móveis e brinquedos ao Orfanato Fundação Casa Aberta, de São Leopoldo.
 
Os materiais, que foram produzidos a partir de resíduos de madeira, foram desenvolvidos no decorrer do semestre pelos próprios alunos nas disciplinas de  Projeto de Fábrica e Gestão da Produção Aplicada, que desde o primeiro semestre de 2014 atuam em conjunto. Neste semestre os estudantes, que estavam divididos em cinco grupos, foram orientados pelos professores Ariel Possebon e Gustavo Hoff.
 


Foram doados os seguintes materiais:

  • 12 mesas infantis de leitura e pintura
  • 12 cabideiros
  • 12 armarinhos
  • 12 hockeys magnéticos
  • 12 prateleiras
 
O Orfanato conta com 48 crianças hospedadas  e, há 22 anos, trabalha no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, decorrentes de abandono, negligência, maus-tratos e abuso sexual, sempre mediante autorização judicial. A organização não governamental depende do repasse de entidades governamentais. “Com certeza, ficamos gratos com o recebimento dos móveis, e faremos bom uso aqui em nossa entidade”, disse a diretora da Casa, Cleide Dorneles Fick.
 
“Na Universidade, aprendemos o lado técnico e o social, sempre atentos às questões pertinentes à nossa profissão. Isso faz com que tenhamos uma atenção e um cuidado redobrado ao entrarmos no mercado de trabalho e, principalmente, ao desenvolver um produto para o nosso cliente que, neste caso, são as crianças aqui do lar”, disse Matheus Scherer, aluno de Engenharia de Produção. “Viemos até o orfanato e, a partir das principais necessidades que observamos, sentimos falta de locais para as crianças guardarem casacos, roupas e mochilas. Assim, resolvemos desenvolver cabideiros de madeira de eucalipto, pois eles tem alta resistência e durarão mais tempo”, destaca Caetano Schultz, acadêmico de Gestão da Produção.
 
Segundo Possebon, no início do semestre os alunos optam por uma entidade que será beneficiada com a doação dos móveis no fim do semestre. Para ele, isso ratifica o compromisso das disciplinas com a responsabilidade social e com o aprendizado dos estudantes. “Isso faz com que validemos a ideia, pois parte dos alunos o interesse em buscar alguém que seja contemplado com nosso produto. Sem contar que o contato com o suposto cliente, quando se busca encontrar o problema e apresentar uma solução, vai ao encontro da nossa proposta inicial: relacionar sala de aula com mercado de trabalho”, finalizou o professor.
 

Sobre a Fundação Casa Aberta
 

A Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente de São Leopoldo foi fundada em 13 de agosto de 1996 e é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que depende do repasse de entidades governamentais. Além disso, a entidade conta com o apoio de promoções e doações da comunidade, tendo como público-alvo o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, decorrentes de abandono, negligência, maus-tratos e abuso sexual. Mais informações podem ser obtidas no site www.fundacaocasaaberta.blogspot.com.


Confira abaixo as fotos da entrega realizada no orfanato:

Entrega de brinquedos Casa Aberta
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.