Evento reuniu especialistas em Porto Alegre e contou com palestra do reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa

A primeira edição do IA Unicórnio da Gestão reuniu, nesta quinta-feira, 6, especialistas e lideranças dos setores público e privado para discutir os impactos da inteligência artificial (IA) na administração e nos processos decisórios das organizações. O evento, realizado no CIEE-RS, em Porto Alegre, promoveu um dia de palestras, talks e painéis sobre o uso estratégico da tecnologia em diferentes áreas da gestão.
Entre os palestrantes esteve o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, que apresentou a conferência “O capital humano na era da IA”. Em sua fala, José Paulo destacou o papel das instituições de ensino na formação de profissionais preparados para os desafios éticos, técnicos e sociais trazidos pela inteligência artificial.
“A transformação de um país passa, inevitavelmente, pela educação. E a educação de qualidade depende, em primeiro lugar, da qualificação e valorização de seus educadores. Investir na formação continuada dos professores, garantir condições adequadas de trabalho e reconhecer a importância do papel que desempenham é investir no futuro do país. Para construir uma nação mais justa e inovadora, precisamos começar por quem forma as próximas gerações”, ressaltou.
O fórum também contou com a participação de especialistas em negócios, inovação e tecnologia, que abordaram como a IA está redefinindo a forma como empresas e instituições públicas tomam decisões. A partir da análise de grandes volumes de dados e da identificação de padrões complexos, a tecnologia tem permitido aos gestores agir com mais precisão, agilidade e visão estratégica.