10/07/2015 - Atualizado 11h31min
A exposição “Vestido de Cinema: Moda e Arte na Tela” ficará aberta para visitação até 30 de agosto, no Museu Nacional do Calçado
Está aberta para visitação, a mostra Vestido de Cinema: Moda e Arte na tela, no Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale. A exposição conta com aproximadamente 30 trabalhos de acadêmicos do 1º semestre do curso de Moda da Instituição, que, orientados pelo professor Raphael Scholl, buscaram resgatar e apresentar tendências e estilos baseados em épocas desde a Idade Média até a Belle Époque, através de figurinos de filmes consagrados.
Durante o estudo, elaborado durante o semestre, para a montagem da mostra, filmes como My Fair Lady; E o vento levou; Orgulho e preconceito; A Dama das Camélias; Madame Bovary; Maria Antonieta; A Duquesa; Drácula e Camelot, entre outras obras-primas do cinema, serviram de inspiração para os acadêmicos projetarem suas peças, através de reinterpretações de importantes criações de figurinistas de Hollywood, como Walter Plunkett, Cecil Beaton e Irene Sharaff. A exposição tem curadoria dos professores Raphael Scholl, responsável pela cadeira de História da Arte e da Indumentária I e da professora Ida Helena Thon, também coordenadora do Museu. “A ideia é sempre fomentar a busca pelos diferentes estilos de outras épocas, pois a moda e o cinema sempre serão indissociáveis, durante décadas as telas de cinema projetaram a evolução da moda e lançaram tendências, muitos filmes são recordados pelos figurinos”, finalizou Scholl.
SERVIÇO
Vestido de Cinema: Moda e Arte na tela
Curadoria: Raphael Scholl e Ida Helena Thön
Local: Museu Nacional do Calçado – Câmpus I da Universidade Feevale.
Visitação: até 30 de agosto
Horários: de segunda a sexta-feira das 14h às 18h e das 19h às 22h e, aos sábados, das 9h às 12h.
Contato: www.feevale.br/mnc e (51) 3584-7101
Sobre o Museu Nacional do Calçado
O Museu Nacional do Calçado (MNC) conserva a memória da atividade coureiro-calçadista do país. Está localizado no Câmpus I da Universidade Feevale, reunindo um vasto acervo, com calçados desde o século XII, além de sandálias gregas antigas. O espaço também se propõe promover exposições, cursos, seminários, palestras, encontros, concursos, lançamentos de moda e visitações dirigidas.
Créditos: Ana Knevitz/Feevale