Feevale Techpark desenvolve projetos inovadores em parceria com as empresas | Universidade Feevale

Feevale Techpark desenvolve projetos inovadores em parceria com as empresas

27/04/2022 - Atualizado 22/06/2022 10h31min

laboratório

Phycea Cosméticos, marca pioneira no Brasil a base de hidrogéis, foi elaborada a partir de cooperação da Universidade Feevale com a Dublauto Gaúcha, empresa estabelecida no parque

O Feevale Techpark, parque tecnológico da Universidade Feevale, busca promover a geração e o crescimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica. Agora, lança o segundo edital para seleção de projetos inovadores, que tem o objetivo de fortalecer, ainda mais, o relacionamento da Instituição com as empresas do parque, por meio do desenvolvimento de ações que transformem a pesquisa acadêmica em retorno econômico para a sociedade.

Dentre as quatro propostas aprovadas no primeiro edital, que foi lançado no final de 2018, um produto desenvolvido pela Dublauto Gaúcha se destacou. A cooperação tecnológica entre Universidade e a empresa se concretizou no projeto Filmes hidrogéis à base de carragenana visando liberação rápida de ativos cosméticos: desenvolvimento, caracterização físico-química e microbiológica. Executado durante 18 meses, o projeto tornou viável à Dublauto a transformação de uma ideia que já possuía em produto. Assim, a empresa conseguiu desenvolver um produto que é, comprovadamente, capaz de melhorar a permeação (ação em mais camadas da derme) de ativos cosméticos pela pele sem usar nenhum tipo de melhorador. Isso é possível porque os hidrogéis desse projeto são elaborados a partir de uma mistura de polissacarídeos (que são matérias-primas vegetais extraídas de algas, plantas, entre outros) capazes de reter, em sua estrutura, uma grande quantidade de água.

Com os resultados obtidos a partir do projeto, estágios do processo produtivo foram otimizados, pontos críticos identificados e medidas para garantir a qualidade foram tomadas ainda na etapa de pilotagem do produto. Isso permitiu a criação de um produto inovador na área de cosméticos – a Phycea Cosméticos, marca pioneira no Brasil na fabricação e comercialização de cosméticos à base de hidrogéis. A inovação já teve o pedido de patente depositada, a publicação de alguns resultados em uma revista internacional de alto fator de impacto na área de farmácia e a conquista de uma subvenção econômica, por meio do Projeto Centelha RS.

Evandro

Conforme o diretor técnico do grupo, Evandro Wolfart (foto à esquerda), o desenvolvimento de um produto inovador requer uma estrutura física e humana variada e com conhecimento em diferentes áreas, e a Dublauto acredita que isoladamente não se consegue ser inovador e competitivo, em um mundo globalizado. “A parceria que estabelecemos com a Feevale no desenvolvimento desse projeto é um exemplo disso, pois, a partir dessa colaboração de estrutura e pessoas, desenvolvemos um produto sem igual no mercado. Os resultados dessa colaboração nos deram mais segurança em investir na adequação de uma área em nosso parque fabril para atender às exigências legais da Anvisa a fim de criarmos uma marca pioneira como a Phycea. Hoje, temos, em nosso portfólio, oito produtos que são distribuídos para os três estados do Sul e, ainda, contamos com um e-commerce que atende ao Brasil inteiro”, comemora.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, lembra a natureza inovadora e empreendedora da Universidade. “Por isso, por meio de editais como esse, procuramos proporcionar, às nossas empresas, a possibilidade de elas criarem spin-offs e desenvolverem novos produtos e processos, para se qualificarem ainda mais. Temos casos de sucesso, e a ideia é, cada vez mais, fazer com que as próprias empresas tenham capacidade de inovação”, afirma.

Na opinião de Daiana de Leonço Monzon, diretora de Inovação da Feevale, a segunda edição do edital de inovação é muito relevante, pois permite que a Universidade possa se relacionar, ainda mais, com as empresas e, por meio desse relacionamento, possam ser lançados novos projetos, produtos e serviços. “O que queremos, enquanto Diretoria de Inovação, é que esse edital propicie essa ligação, faça com que as nossas empresas possam enxergar a Instituição como uma parceira para a construção de novos produtos. A Feevale é uma formadora de recursos humanos qualificados e, também, uma universidade inovadora que consegue auxiliá-los a tirar ideias do papel”, completa.

Novo edital está aberto

O novo edital para seleção de projetos de inovação já está aberto, com o período de submissão de propostas se estendendo de 27 de abril a 18 de maio. Para participar, os projetos das empresas do Feevale Techpark precisam contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços tecnológicos e inovadores, em parceria com docentes da universidade, contemplando as linhas de atuação do parque tecnológico: Ciências da Saúde e Biotecnologia; Ciências Ambientais e Energias Renováveis; Materiais e Nanotecnologia; Indústria Criativa; e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Serão selecionados três projetos, que devem prever atividades para um prazo de 12 meses, prorrogável por mais seis. Eles receberão recursos econômicos (não haverá repasse de montante em espécie) no valor máximo de R$ 40 mil destinados ao financiamento de bolsa para acadêmico (graduação ou pós-graduação) e à alocação de horas para professor, ambos vinculados à universidade. O valor contempla também materiais de consumo necessários para o desenvolvimento do projeto. O proponente deve se comprometer com uma contrapartida mínima de 15% do montante solicitado no projeto, em recursos financeiros ou econômicos.

Mais informações estarão disponíveis e o encaminhamento de propostas poderão ser feitas no site editais.feevale.br. A divulgação do resultado ocorrerá até o dia 24 de junho, com início dos projetos previsto para agosto deste ano.

Sobre o Feevale Techpark

O objetivo do Feevale Techpark é gerar um ambiente de convivência e sinergia entre a Universidade, o poder público e as empresas de base tecnológica, de indústria criativa e outras áreas afins para fomentar a realização de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e quaisquer outras de expertises que possam ser agregadas ao parque. Foi reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como um dos três melhores parques tecnológicos do Brasil, estando de acordo com as melhores práticas nacionais e internacionais. Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre e suas mais de 100 empresas geram cerca de 700 empregos diretos. Teve, em 2021, um faturamento de cerca de R$ 200 milhões. Saiba mais no site: www.feevale.br/techpark.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.