Feevale sediou encontro regional de assistência social | Universidade Feevale

Feevale sediou encontro regional de assistência social

28/04/2022 - Atualizado 15h28min

Participaram do evento gestores públicos e assistentes sociais de entidades dos três estados do sul do Brasil

foto Foto: Chico Pinheiro/Famurs

A Universidade Feevale recebeu, nesta semana, o 22° Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) – Região Sul. O encontro, realizado no Câmpus II da Instituição, nas últimas terça e quarta-feira, 26 e 27, foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) e pelo Congemas.

O evento reuniu, nos dois dias de atividades, gestores públicos e assistentes sociais de entidades dos três estados do Sul do Brasil. A programação contou com cinco painéis temáticos e sete oficinas, em que foram discutidos temas relativos ao futuro da assistência social no país. Entre eles, a crise e fragilização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com espaço, também, para a proposição de ações que contribuam para o fortalecimento da gestão e de políticas públicas voltadas à proteção e atenção social da população.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, destacou a importância do evento, que tem relação direta com a Universidade e o desenvolvimento das comunidades. “Receber um evento com pessoas engajadas e com uma sociedade, que apesar de todas as dificuldades, se organiza para este debate, fortalece o sistema de amparo àqueles que mais necessitam. Que, a partir deste momento, possamos construir um caminho novo de diálogo e recapacitação de um sistema tão importante como o SUAS”, pontua.

De acordo com o presidente do Coegemas/RS e secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Eliton dos Santos Ávila, o evento marcou a retomada dos trabalhos presenciais, que estavam acontecendo, em grande parte, de forma virtual devido à pandemia. “Esse encontro foi muito importante, pois representou um avanço nas discussões sobre o futuro da assistência social, com a contribuição de diversas visões e opiniões políticas e dos trabalhadores da área que contribuíram para esse avanço”, afirma.

O evento foi finalizado com a leitura de uma carta, que materializa as ações propostas. Elas serão levadas ao Encontro Nacional do Congemas, que será realizado de 8 a 10 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo Ávilla, o documento representa muito o público usuário da assistência social, que tem aumentado cada vez mais, pelos impactos ocasionados pela desigualdade presente atualmente no país. “Todo esse público é ligado à assistência social e o que a gente deseja é poder dar a atenção necessária a essa parcela da nossa população, através de recursos públicos, principalmente ligados à PEC 383/2017, para que possamos garantir 1% do orçamento da União a políticas de assistência social”, complementa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.