Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 25, no Câmpus II da Universidade

A Universidade Feevale sediou na tarde desta terça-feira, 25, uma audiência pública do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Na pauta do encontro, que aconteceu no Salão de Atos do Câmpus II, a apresentação do projeto de concessão das rodovias estaduais que formam o Bloco 1.
Na ocasião, o reitor José Paulo da Rosa falou sobre a necessidade do cuidado com os estudos que definem valores em pedágios para que se mantenha a produtividade das regiões onde as praças estão instaladas. "Um ambiente de negócios propício é feito de três pilares: pessoas, capacidade de investimento - e aumentar impostos é diminuir essa capacidade - e investimento em educação e tecnologia", disse.
Composto por 454 km de extensão, o Bloco 1 conta com trechos das estradas ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466 e ERS-474. Uma nova rodovia, a ERS-010, também está incluída. Com pista dupla, dois sentidos de circulação e 41,4 km de extensão, a estrada tem seu traçado previsto a partir da BR-290, em Porto Alegre, até a ERS-239, em Sapiranga, constituindo-se como alternativa à BR-116.
Durante a etapa de consulta pública, os interessados também podem participar de maneira remota. O formulário de contribuições e mais informações sobre a proposta de concessão podem ser acessados no link parcerias.rs.gov.br/rodovia-bloco-1.
A comunidade ainda pode enviar sugestões pelo email consultarodovias@serg.rs.gov.br durante o período de vigência da consulta, que se estende até 1º de dezembro. A publicação do edital está prevista para o primeiro trimestre de 2026. A realização do leilão, por sua vez, deverá ocorrer no segundo semestre do mesmo ano. Se o leilão for bem-sucedido, a assinatura do contrato acontecerá no final de 2026.