Atividade ocorre em parceria com a I Cátedra Internacional José Saramago
Intercambistas da Universidade Feevale que falam espanhol e querem evoluir na língua portuguesa participam, desde 20 de agosto, da oficina Leituras do Conto Brasileiro. Ministrada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, professor Daniel Conte, a atividade é uma parceria entre a Instituição e a I Cátedra Internacional José Saramago, da Universidade de Vigo, Espanha, por meio do PPG.
A proposta da oficina é a discussão de contos da literatura brasileira especialmente para estudantes que terminaram o curso básico de português para falantes de espanhol. Os encontros ocorrem on-line, uma vez por mês, pela plataforma teams, além de grupos para discussões no WhatsApp.
A atividade já rende ótimos resultados que têm deixado alunos satisfeitos e estimulados. “Conheci a língua portuguesa por volta da década de 1980, lendo Ed Mort e Outras Histórias, de Luis Fernando Verissimo, e me apaixonei por seus contos. Agora, queremos ampliar nossos conhecimentos sobre a literatura brasileira”, afirma Luis Enrique Arellano Gonzáles, professor da Universidade Kennedy, da Argentina. Sua colega de instituição, María Rosario Magaldi, também celebra a obra de grandes escritores como ferramentas importantes para o aprendizado. “É um prazer poder compartilhar boas obras de grandes escritores, homens e mulheres que souberam expressar beleza e realismo em uma folha de papel em branco. O que poderia ser mais admirável do que isso? Obrigada pela oportunidade”. comenta.
Mais informações sobre as oficinas podem ser obtidas com Daniel Conte pelo email danielconte@feevale.br.