Feevale premia estudantes que tiveram bom desempenho no Enade | Universidade Feevale

Feevale premia estudantes que tiveram bom desempenho no Enade

19/10/2022 - Atualizado 21/10/2022 09h18min

Cerimônia acontecerá nesta terça-feira, 25, no Câmpus II, em Novo Hamburgo

foto

A Universidade Feevale premiará estudantes que tiveram bom desempenho na última edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A cerimônia acontecerá nesta terça-feira, 25, às 18h30min, na Rua Coberta do Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo. Serão premiados pela Feevale nove egressos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Instituição. Suas notas, obtidas no exame aplicado no ano passado, contribuíram para a graduação obter conceito 5 (nota máxima) no exame. Todos ganharão bolsas de estudos em cursos de MBA e especialização oferecidos pela Universidade. Também serão homenageados, na cerimônia, os professores do curso.

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é componente curricular obrigatório para colação de grau. Ele avalia, a cada três anos, o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas em sua formação.

Em 2022, serão avaliados 17 cursos de graduação da Feevale. São eles: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Turismo, Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Industriais.

Quem deve fazer a prova ?

Deverão realizar o exame, no dia 27 de novembro, os alunos dos cursos de bacharelado com, no mínimo 80% da carga horária do curso concluída ou com previsão de colação de grau até 2023/01, e os alunos dos cursos de tecnologia, com no mínimo 75% da carga horária do curso concluída ou com previsão de colação de grau para 2022/02.

Até o dia 26 deste mês, estudantes formandos dos cursos participantes deverão fazer o seu cadastro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e confirmar sua inscrição. Mais informações sobre esta edição e os prazos estabelecidos podem ser acessados no site www.feevale.br/enade.

Qual a importância do Enade?


Para o estudante:

  • Permite comparar o seu desempenho individual com o dos demais estudantes do país.
  • É considerado um dos critérios de avaliação para o ingresso em alguns programas de pós-graduação stricto sensu.
  • O desempenho no exame pode ser utilizado por organizações como critério para contratação e para concessão de bolsas.
  • Concede reconhecimento ao curso no qual o aluno se formou.

Para o curso:

  • É responsável por mais de 50% da composição do conceito do curso, o qual concede ou não a renovação do reconhecimento pelo Ministério da Educação.
  • Define a concessão de bolsas para o curso em programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
  • Dá ao curso visibilidade e prestígio perante os demais cursos do país.

Para a universidade:

  • Compõe o indicador de qualidade das instituições de ensino superior.
  • Um bom conceito institucional permite a participação em editais de fomento público para projetos, que muitas vezes disponibilizam bolsas aos estudantes.
  • Concede reconhecimento à universidade.

Estímulo ao bom desempenho

A Universidade Feevale premiará, com bolsas de estudos, os alunos que obtiverem os melhores desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano. São três diferentes categorias de premiação: turma com maior número de acertos; aluno com maior número de acertos; e turma com conceito máximo.

Para os alunos da turma com a maior média geral serão disponibilizadas bolsas de estudo de 50% em um curso de pós-graduação lato sensu (MBA e especialização) ou R$ 2 mil para consumo em produtos ou serviços da instituição. Neste caso, são cinco tipos de créditos oferecidos: em disciplinas da graduação, disciplinas de pós-graduação, serviços especializados, atividades culturais promovidas pelo Teatro Feevale ou para a formatura (produtora da colação de grau).

Aos cinco estudantes com as melhores posições na classificação geral serão concedidas premiações distintas. O primeiro e segundo ganharão uma bolsa de estudos integral em um metrado, MBA ou especialização. Já o terceiro, quarto e quinto melhores colocados usufruirão de bolsas de estudo de 60% em cursos de pós-graduação.

Já as turmas que atingirem o conceito cinco no exame terão o seu prêmio disponível no semestre subsequente ao de sua divulgação, realizada pelo sistema e-MEC e Diário Oficial da União.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.