Documento será apresentado oficialmente ao Governo do Estado e integra a Agenda de Ação da COP30
A Universidade Feevale integra o _Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no Rio Grande do Sul: protocolos, boas práticas e governança da informação para enfrentar a infodemia climática, que foi anunciado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e a Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom/RS). A obra, que representa um novo marco para a governança da informação em emergências climáticas no país, conta com um capítulo escrito pela professora Maristela de Oliveira Peixoto e pela acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental Thaís Rúbia Roque, ambas da Instituição.
Com mais de 200 páginas, o documento é resultado de seis meses de trabalho colaborativo, envolvendo 10 instituições autoras e 55 especialistas de universidades, órgãos públicos e centros de pesquisa. Estruturado sob a abordagem de Uma Só Saúde (One Health), assunto tratado no capítulo Uma Só Saúde – escrito por Maristela e Thaís –, o Guia traduz em diretrizes práticas o que a crise climática de 2024 evidenciou: sem integridade informacional, não há coordenação eficaz, confiança pública ou ação solidária duradoura.
O lançamento oficial será realizado em solenidade de entrega ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em data a ser definida, consolidando o documento como referência técnica e metodológica para gestores públicos, comunicadores e instituições científicas. E, reconhecendo sua relevância internacional, o Guia foi selecionado pela Organização das Nações Unidas para integrar o Mutirão Global pela Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, dentro da Agenda de Ação da COP30, e será apresentado no Celeiro de Soluções, em Belém do Pará. A seleção destaca o protagonismo do Brasil e do Rio Grande do Sul na construção de respostas inovadoras à desinformação climática.

Obra mostra experiências e protocolos
O documento consolida experiências práticas e estudos de caso, como a atuação do Gabinete de Crise de Comunicação e do Núcleo de Combate à Desinformação, que se tornaram referências nacionais em governança da informação. Apresenta ainda protocolos de verificação, diretrizes operacionais, fluxos de comunicação e ações de pré-bunking e educação midiática, reafirmando a informação como pilar da saúde pública, da gestão de risco e da democracia.
O projeto é uma das entregas do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Fiocruz e a Embrapa, que instituiu o Programa de Pesquisa e Inovação Sustentável entre as duas instituições, voltado à integração entre ciência, comunicação e políticas de resiliência climática. O Guia de Integridade da Informação pode ser acessado e baixado gratuitamente no Portal de Publicações das Nações Unidas (ONU), no link.
Instituições Realizadoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio); Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (SECOM/RS).
Instituições Autoras: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal do Rio Grande (Furg); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade Feevale; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom/RS).
Capítulo com autoria da Feevale: Uma Só Saúde (One Health), de Maristela de Oliveira Peixoto e Thaís Rúbia Roque – conceitua a saúde única, uma perspectiva integrada e unificadora que objetiva equilibrar e otimizar a saúde dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente como dimensões interligadas e interdependentes.