Feevale leva ciência a bares de Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Feevale leva ciência a bares de Novo Hamburgo

17/05/2019 - Atualizado 10h11min
pint of science

Elementum Temple será um dos locais que receberá o evento

A Universidade Feevale é responsável pela organização da edição de Novo Hamburgo do Pint of Science 2019. No evento, que foi criado na Inglaterra em 2013, pesquisadores saem das universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com as pessoas em bares e pubs, em um bate-papo descontraído que busca divulgar a pesquisa científica. A edição deste ano do Pint of Science acontece na próxima semana, dias 20, 21 e 22 de maio, na Esquinna da Bossta, no Câmpus 3 Rock Bar, no Retrô University, no Boteco 1538 e no Elementum Temple, todos em Novo Hamburgo. Será a primeira vez que a atividade acontece no município. 

Segundo Rodrigo Staggemeier, assessor Acadêmico de Iniciação à Pesquisa e Extensão da Feevale e coordenador do Pint of Science em Novo Hamburgo, o evento será uma oportunidade de compartilhar o conhecimento produzido nos diversos projetos de pesquisa da Universidade. “A sociedade merece um retorno sobre o que está sendo realizado nas Instituições, o que efetivamente a ciência traz de benefício à população, e esse evento é um canal eficaz de divulgação em diversos países. Imagine um debate descontraído em um bar ou restaurante – é um meio genial de conscientizar as pessoas de que a ciência é essencial ao desenvolvimento de um país”, afirma Staggemeier.

Confira a programação:

20 de maio, segunda-feira
- 20h – Esquinna da Bossta (Rua General Osório, 416, Hamburgo Velho)
Pesquisador: Fernando Rosado Spilki, doutor em Genética e Biologia Molecular, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia
Tema: Impacto ambiental e doenças virais emergentes - Como dizia a introdução do famoso seriado Spectreman, os seres humanos estão “em desvantagem contra o seu pior inimigo, a poluição”. O conjunto de alterações locais e globais ocorridas desde o século XIX têm induzido evidentes mudanças na epidemiologia de doenças virais, especialmente àquelas transmitidas por água e vetores artrópodes. 

- 22h – Câmpus 3 Rock Bar (Rua Santos, 792, Vila Nova)
Pesquisador: Cristiano Max Pereira Pinheiro, doutor em Comunicação Social, coordenador do mestrado em Indústria Criativa da Feevale e sócio-diretor da desenvolvedora de jogos Ludema Game Studio
Tema: Criativos. Como se vestem, o que comem, como se reproduzem. Assista no... C3! - As indústrias criativas se tornam uma possibilidade econômica de valorização do trabalho cultural, artístico e inovador, apresentam uma enorme diferença de setores, formas de trabalhar e maneiras de ver o mundo. Entender a forma de empoderamento que a criatividade carrega é primordial para o início dessa jornada, seja por parte do profissional, da educação ou do governo.

21 de maio, terça-feira
20h – Retrô University (Rua Emílio Hauschild, 54, Vila Nova)
Pesquisadora: Marta Rosecler Bez, doutora em Informática na Educação e coordenadora do grupo de Pesquisa em Computação Aplicada, com foco em Tecnologia na Educação e Tecnologia e Saúde
Tema: Inteligência??? Só se for artificial... – Serão abordados mitos e verdades sobre a inteligência artificial, de forma a tornar o termo conhecido por suas verdadeiras possibilidades. Exemplos de uso serão apresentados e ferramentas tecnológicas demonstradas.

20h – Boteco 1538 (Av. Dr. Maurício Cardoso, 1538, Hamburgo Velho)
Pesquisadoras: Marina Venzon Antunes, doutora em Ciências Médicas e pesquisadora no desenvolvimento e validação de metodologias aplicadas às análises toxicológicas, e Mariele Feiffer Charão, doutora em Ciências Farmacêuticas e pesquisadora nas áreas de Toxicologia Ocupacional e Experimental.
Tema: O universo das análises toxicológicas - Abordará os diferentes tipos de análises toxicológicas que são realizadas no Laboratório de Análises Toxicológicas da Feevale. Neste vasto universo, é possível utilizar diferentes amostras, como urina, cabelo, sangue e realizar a dosagem de diferentes substâncias auxiliando no diagnóstico e prevenção das intoxicações.

22 de maio, quarta-feira
20h30min – Elementum Temple (Av. Dr. Maurício Cardoso, 112, Hamburgo Velho)
Pesquisadores: Marcos Emilio Santuario, doutor em Comunicação e curador do Festival de Cinema de Gramado e do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, e Vanessa Amália Dalpizol Valiati, doutora em Comunicação e Informação e coordenadora do curso de pós-graduação lato-sensu em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais da Feevale
Tema: Novas telas, novas ideias, novos desafios - No universo contemporâneo da produção audiovisual, envolvendo as novas formas de produzir, distribuir, exibir e consumir conteúdos, é importante entender os movimentos desta indústria criativa e do entretenimento. 

20h – Retrô University 
Pesquisador: Tiago Santos Carvalho, doutor em Qualidade Ambiental e perito criminal oficial do Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul, coordenando o Posto de Criminalística de Novo Hamburgo. 
Tema: Filicídio: a perícia criminal desvendando crimes - Abordará o papel da perícia criminal na investigação e resolução de crimes de filicídio (quando a mãe ou o pai praticam o ato deliberado de matar o seu próprio filho ou filha), contextualizando a pesquisa de vestígios e a busca por evidências com a legislação penal e processual penal.

Saiba mais

A ideia do evento surgiu depois que dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram o Encontro com Pesquisadores, em 2012. A experiência foi tão inspiradora que a dupla decidiu propor uma ação em que os pesquisadores pudessem sair das universidades e institutos de pesquisa para conversar com as pessoas e, assim, em maio de 2013, surgiu o Pint of Science. De lá para cá, o evento cresceu – em 2018, participaram 21 países. Mais informações podem ser obtidas no site https://pintofscience.com.br/.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.