Feevale lança pós-graduação em Enfermagem Neonatal e Pediátrica | Universidade Feevale

Feevale lança pós-graduação em Enfermagem Neonatal e Pediátrica

17/04/2026 - Atualizado 15h57min

Aulas terão início em 23 de maio e ocorrerão na modalidade semipresencial

campus

A Universidade Feevale lançou a especialização em Enfermagem Neonatal e Pediátrica, curso voltado a bacharéis em Enfermagem que queiram ir além do cuidado técnico e atuar de forma completa, segura e humanizada com neonatos, crianças e suas famílias. As aulas, que serão realizadas na modalidade semipresencial, terão início no dia 23 de maio. Os encontros presenciais ocorrerão quinzenalmente, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no Câmpus II, em Novo Hamburgo.

Com foco na atenção primária e secundária à saúde, a especialização capacita o profissional para atuar em unidades básicas de saúde, ambulatórios, centros de especialidades, serviços materno-infantis, atenção domiciliar e demais espaços de cuidado à criança e ao neonato. O curso valoriza a integralidade do cuidado, a interdisciplinaridade, a escuta qualificada e o fortalecimento do vínculo com a família e a comunidade.

Coordenada pela professora Cátia Aguiar Lenz, a pós-graduação tem como objetivo desenvolver competências clínicas, científicas e relacionais fundamentadas em evidências, diretrizes nacionais e internacionais e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O profissional será qualificado para a promoção da saúde, prevenção de agravos, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e manejo de situações de maior complexidade, sempre com foco na criança, na família e na comunidade.

Ao final da especialização, o egresso estará apto a planejar, executar e avaliar intervenções em saúde, atuar na vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil e identificar precocemente agravos. Também poderá manejar situações de urgência e contribuir de forma efetiva para a qualificação dos serviços de saúde e a promoção de um cuidado mais equânime, resolutivo e humanizado.


Estrutura curricular

  • Processo saúde e doença do neonato e criança
  • Políticas públicas e direito das crianças e dos adolescentes
  • Vigilância do crescimento e desenvolvimento infantil
  • Cuidados de enfermagem ao neonato e à criança
  • Urgências pediátricas na rede de atenção à saúde
  • Emergências pediátricas na rede de atenção à saúde
  • Humanização e relação interpessoal na enfermagem neonatal e pediátrica
  • Gestão do cuidado e educação em saúde
  • Estágio supervisionado em consulta de enfermagem na saúde do neonato e da criança

Inscrições

Interessados podem se inscrever no site pos.feevale.br, onde constam outras informações, como investimento e corpo docente, por exemplo.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.