Parceria internacional amplia oportunidades acadêmicas e reforça a estratégia de internacionalização da Universidade Feevale
Luciana Martins
A Universidade Feevale ampliou suas oportunidades de formação internacional ao firmar um convênio de Dupla Titulação para o curso de Arquitetura e Urbanismo com a Universidad Mayor, do Chile. O acordo fortalece a cooperação acadêmica entre as instituições e possibilita que estudantes obtenham diplomas reconhecidos nos dois países.
Por meio da parceria, alunos da Feevale poderão obter, além do diploma brasileiro de bacharel em Arquitetura e Urbanismo, o título de Arquiteto concedido pela Universidad Mayor. Da mesma forma, estudantes chilenos terão a oportunidade de realizar parte de sua formação na Feevale, também com acesso à dupla titulação.
O programa prevê um período mínimo de dois semestres de mobilidade acadêmica, com oferta de até duas vagas por instituição a cada ano. Durante a experiência internacional, os estudantes cursarão disciplinas específicas, desenvolverão atividades práticas e realizarão o trabalho final de titulação na universidade de destino, conforme plano acadêmico previamente aprovado por ambas as instituições. A parceria envolve as Escolas de Arquitetura da Universidad Mayor e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, promovendo a troca de conhecimentos, metodologias e experiências acadêmicas em diferentes contextos da América Latina.
A iniciativa soma-se a outras ações de internacionalização já consolidadas pela Feevale. A Universidade conta, também, em nível de intercâmbio de graduação, com programas de dupla diplomação no curso de Enfermagem, desenvolvidos em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, ampliando as possibilidades de formação internacional em diferentes áreas do conhecimento.
De acordo com Luciana Martins, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a assinatura do convênio marca um início significativo para 2026. “É uma alegria iniciar o ano com a consolidação de mais um importante diferencial para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale. Ao celebrarmos 25 anos de trajetória, passamos a oferecer aos nossos estudantes e egressos a oportunidade de obter dois diplomas reconhecidos em dois países, ampliando as possibilidades de uma formação mais plural, crítica e verdadeiramente internacionalizada”, destaca.
A professora ressalta ainda que Brasil e Chile compartilham realidades urbanas complexas e desafios sociais relevantes. “Aprender a projetar, planejar e pensar a cidade a partir de múltiplos olhares fortalece a capacidade técnica, ética e sensível dos futuros arquitetos e urbanistas”, afirma.
Segundo Luciana, a vivência acadêmica internacional contribui para a ampliação de repertórios, o intercâmbio de metodologias, o estímulo à inovação e o desenvolvimento de competências interculturais essenciais para o exercício profissional no século XXI. “Além disso, a dupla titulação amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, tanto na América Latina quanto em outros contextos globais, valorizando o percurso acadêmico dos estudantes”, completa.
O convênio tem vigência inicial de dois anos, com possibilidade de renovação, e está alinhado às estratégias institucionais da Universidade Feevale de oferecer uma formação conectada aos desafios globais da arquitetura, do urbanismo e do desenvolvimento sustentável.