Feevale está representada no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos | Universidade Feevale

Feevale está representada no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

22/11/2017 - Atualizado 10h32min

Professores Daniela Muller de Quevedo e Marco Alésio Figueiredo Pereira irão a Santa Catarina neste fim de semana


Dois professores representarão a Universidade Feevale no XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece de 26 de novembro a 1º de dezembro, em Florianópolis (SC). A pesquisadora Daniela Muller de Quevedo apresentará três artigos oriundos de orientações de mestrado e doutorado e de seus projetos de pesquisa, vinculados ao programa de pós-graduação em Qualidade Ambiental da Instituição. Já o professor Marco Alésio Figueiredo Pereira, também do PPG, explanará um trabalho, também desenvolvido no âmbito da pesquisa na área da qualidade ambiental na Universidade.

Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), o Simpósio terá apresentações técnicas, debates, conferências e minicursos, configurando-se como uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos. O evento é considerado a principal referência no campo dos recursos hídricos para os tomadores de decisão entre os profissionais do setor. Mais informações sobre o simpósio podem ser conferidas no site https://eventos.abrh.org.br/xxiisbrh

Saiba mais sobre os trabalhos:

Professor Daniela Muller de Quevedo
Modelo de regressão logística aplicado à probabilidade de inundações - O trabalho utiliza uma metodologia de probabilidade de inundações, tendo como case a cidade de Novo Hamburgo.  Autores: Roberta Plangg Riegel; Marco Figueiredo Pereira; Marco Antonio Siqueira Rodrigues; Daniela Müller de Quevedo.

Geotecnologias como ferramenta na identificação de contribuições antrópicas na qualidade da água: um estudo do Arroio Pampa, Novo Hamburgo/RS – A água do Arroio Pampa foi monitorada entre julho de 2012 e março de 2013, e os resultados foram tratados por meio de técnicas de geoprocessamento e métodos quantitativos, com o objetivo de avaliar as contribuições dos aspectos demográficos nas alterações da qualidade de suas águas. Foram identificadas correlações estatisticamente significativas entre a densidade demográfica e diversas variáveis, o que demonstra a relação do aumento da poluição como crescimento urbano. Autores: Roberta Plangg Riegel; Darlan Daniel Alves; Daniela Osório; Tatiane Benvenuti; Marco Antonio Siqueira Rodrigues; Daniela Müller de Quevedo.

Metodologia de imputação de dados hidrometeorológicos para bacias hidrográficas - O trabalho buscou uma metodologia de imputação de dados hidrometeorológicos quando não se é possível utilizar os métodos comuns. Para isso, foram coletados dados de uma bacia hidrográfica, os quais foram analisados estatisticamente para buscar a melhor forma de imputação de dados faltantes em uma série histórica. Conseguiu-se aplicar uma metodologia simples, que satisfez o preenchimento dos dados faltantes, não alterando as propriedades da série. Autores: Sabrina Vieira; Daniela Osório; Katiucia Nascimento Adam; Marco Alésio Figueiredo Pereira; Daniela Muller de Quevedo.

Professor Marco Alésio Figueiredo Pereira
Análise de homogeneidade da precipitação na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos – RS - O objetivo do trabalho é determinar o ajustamento da distribuição de probabilidade Gama e comparar a possível homogeneidade da precipitação na Bacia no Rio dos Sinos - RS, em períodos distintos e com um número diferente de pontos monitorados. Foram utilizadas séries históricas de precipitações diárias de 14 estações, divididas em dois períodos. Foi possível concluir que a distribuição Gama pode ser utilizada para representar matematicamente a homogeneidade pluviométrica na bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Autores: Marco Alésio Figueiredo Pereira; Katiucia Nascimento Adam; Bruno Lippo Barbieiro; Daniela Muller de Quevedo; Daniela Osório; Sabrina Vieira.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.