Feevale e UFRGS doam brinquedos adaptados para crianças da Associação Vida Nova | Universidade Feevale

Feevale e UFRGS doam brinquedos adaptados para crianças da Associação Vida Nova

11/12/2017 - Atualizado 14h42min

Ato de solidariedade acontece nesta terça-feira, 12 de dezembro


Muitas crianças com deficiência possuem grandes dificuldades de coordenação motora, o que as impede de executar um movimento tão simples como o pressionar de um botão. Acionar um brinquedo eletrônico, por exemplo, é uma tarefa que não conseguem realizar sozinhas. Porém, um projeto da Universidade Feevale em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, tem o objetivo de tornar o Natal de algumas dessas crianças mais alegre.

A campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos adaptou brinquedos eletrônicos, tornando-os mais acessíveis para crianças com deficiência – prioritariamente física. Nesta terça-feira, 12 de dezembro, a partir das 15h, 24 destes brinquedos serão entregues para crianças atendidas pela Associação Vida Nova, em São Leopoldo (Rua Anchieta, 420, Cristo Rei). Participarão do ato a professora da Universidade Feevale, Regina Heidrich, os bolsistas do projeto, e o professor Eduardo Cardoso, da UFRGS.

Sobre a adaptação de brinquedos

Hoje, um acionador de brinquedos eletrônicos – espécie de botão de maior tamanho que pode ser pressionado por pessoas com dificuldades motoras – pode chegar a custar R$ 190 no mercado. Por meio da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos, a Feevale, além de adaptar acionadores simples para brinquedos, realizou, em novembro, um workshop para estudantes, profissionais e comunidade a fim de ensinar como fazer a adaptação.

Para viabilizar a campanha, a Universidade realizou uma ação de arrecadação de brinquedos movidos a pilha, com sistema eletrônico simples, os quais foram adaptados. As ações tiveram o apoio do programa de pós-gradução em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. A coordenação da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos na Feevale é da professora Regina Heidrich. 

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.