Estudantes atuarão no município de Careaçu, que possui cerca de sete mil habitantes
Alunos e professoras da Universidade Feevale participarão, no período de 15 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, da Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon. A Instituição foi selecionada, juntamente com a Universidade Federal de Lavras (MG), para desenvolver atividades no município mineiro de Careaçu, que fica a 350 km de Belo Horizonte e tem cerca de sete mil habitantes. No total, participarão do projeto, que inclui a Operação Sul de Minas II, 504 rondonistas, entre professores e estudantes universitários, de 38 instituições de ensino superior de Minas Gerais e outros seis Estados.
O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial estratégica orientada pelo governo federal e coordenada pelo Ministério da Defesa. O objetivo é capacitar comunidades locais, por meio de projetos de desenvolvimento sustentável, abordando áreas do conhecimento como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho. Nesta edição, foram escolhidas 24 cidades para receber os rondonistas.
Da Universidade Feevale participarão as professoras Maristela Cassia de Oliveira Peixoto, do curso de Enfermagem, que irá coordenar as atividades, e a professora Magali Pilz Monteiro da Silva, do curso de Fisioterapia. Oito estudantes integrarão a equipe: Amanda Thayna Zimmermann Less (Psicologia), Camila Oliveira Hoffmann (Medicina), Gustavo Cassão da Silva (Farmácia), Lessandra Rigon Schettert (Medicina), Lucas Favero (Odontologia), Marceli Maria Konzen (Fisioterapia), Rafaele Steffen (Enfermagem) e Thaís Landim da Rosa (Direito).
A professora Maristela está em viagem, de domingo passado, 24, até o próximo sábado, 30, para reconhecimento da região em que a equipe da Feevale atuará. No município de Careaçu serão realizadas ações prioritárias de atendimento às necessidades sociais, ambientais e econômicas da população, em consonância com as políticas públicas e os planos governamentais em execução.