Em ida a Brasília, reitor Cleber Prodanov apresentou a demanda a deputados
A Universidade Feevale, junto à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, tem atuado para amparar as necessidades dos quase 600 pacientes atendidos pela entidade. Em reunião nesta quinta-feira, 10, as duas organizações discutiram a captação de recursos para que a Universidade possa equipar-se para oferecer atendimentos oncológicos aos pacientes encaminhados pela Liga. Atualmente, a Feevele realiza, por meio da parceria, palestras de conscientização, visitas domiciliares e consultas de enfermagem com avaliação integral da saúde.
Em ida a Brasília, recentemente, Prodanov pleiteou o apoio de deputados federais. “Esse é um movimento que busca criar condições de atendimento oncológico na Universidade. Temos nos empenhado tanto no acompanhamento de pacientes como, também, na captação de recursos para que possamos atenuar o problema de quem, hoje, não tem esse atendimento em Novo Hamburgo”, pontuou o reitor.
No mesmo sentido, a presidente da Liga Feminina, Regina Dau, acredita que a parceria com a Feevale é muito positiva, uma vez que não há mais serviço de oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo – o município de referência é Taquara. “Queremos, cada vez mais, fortalecer essa cooperação, inclusive pensando em, futuramente, a Feevale contar com um setor de oncologia para o qual a Liga possa encaminhar seus pacientes”, disse.
Participaram da reunião, além de Prodanov e Regina, o vereador Enio Brizola, integrante da Comissão de Direitos Humanos que tem apoiado a Liga na busca de recursos; e as integrantes da entidade Carmen Gerhardt, Mariza Simon e Eneida Suarez.