Objetivo é criar oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional entre Brasil e Peru, por meio de intercâmbios, programas de pós-graduação e atividades culturais
A Universidade Feevale e o Instituto de Educação Superior Privado Cibertec, do Peru, assinaram nesta quarta-feira, 12, um acordo de cooperação institucional. O objetivo é realizar ações conjuntas que promovam um impacto positivo na sociedade, por meio da troca de experiências acadêmicas, culturais e profissionais. A aliança de cooperação terá como foco o fortalecimento das relações entre as instituições, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para seus alunos, docentes e graduados.
O acordo foi formalizado por representantes de ambas as instituições. Pela Feevale, participaram o reitor José Paulo da Rosa; a pró-reitora de Ensino, Maria Cristina Bohnenberger; a diretora de Relações Internacionais e Institucionais, Paula Casari Cundari; a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores, Luciana Néri Martins; e o coordenador dos cursos de Fotografia e de Publicidade e Propaganda, Guilherme Theisen Schneider. Pelo Cibertec, participaram, de forma online, Jaime Tamashiro, diretor-geral, Jaime Muro Llosa, diretor da Faculdade de Design, e Marcela Ortega del Solar, chefe corporativa de Empregabilidade e Internacionalização.
A parceria, vigente até o final de 2027, envolve diversas ações estratégicas, incluindo a criação de vias de acesso para programas de pós-graduação, intercâmbios acadêmicos e duplas titulações. A colaboração visa, também, oferecer aos estudantes e docentes da Feevale e da Cibertec experiências internacionais que enriqueçam a formação acadêmica e profissional, além de facilitar o desenvolvimento de habilidades globais.
Entre as ações previstas está o fortalecimento da empregabilidade dos graduados, por meio de programas de estágios internacionais, desenvolvimento de habilidades transnacionais e participação em eventos culturais e acadêmicos conjuntos. Também deverão ocorrer conferências, aulas espelho, feiras e master classes, além de uma série de oportunidades para que os alunos e docentes das duas instituições se envolvam em atividades de impacto.