Feevale é certificada pela Unesco | Universidade Feevale

Feevale é certificada pela Unesco

08/12/2022 - Atualizado 09/12/2022 19h24min

Universidade é cofundadora da Cátedra em Economia Criativa e Políticas Públicas

foto

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a Universidade Feevale como instituição cofundadora da Cátedra em Economia Criativa e Políticas Públicas. A certificação foi entregue, nesta semana, a um grupo de mestrandos, egressos e professores da Feevale durante a 1ª Conferência Internacional da Cátedra, realizada na Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais.

No evento, que chancelou a rede de pesquisa e seus fundadores, a professora Mary Sandra Guerra Ashton mediou a mesa-redonda Administração pública, governança e o desenvolvido pós-pandêmico. Além dela, participaram o professor Cristiano Max Pereira Pinheiro, coordenador do mestrado em Indústria Criativa , os docentes Ana Carolina Kayser e Norberto Kuhn Junior, os mestrandos Fernanda Hack, Cinara Vila, Juliana Sehn e Maurício Sechaus e os egressos Sarita Cruz, Sandra da Costa, Hananda Farias e Milena Cherrutti. Eles apresentaram 10 trabalhos, com ênfase nas áreas de cidades e territórios criativos, criatividade, empreendedorismo criativo, indústrias criativas e desenvolvimento, educação, turismo e comunicação.

A Cátedra consolida o Brasil como referência em indústria criativa, pois reconhece os esforços da área científica e produtiva do segmento, que há mais de 20 anos desenvolve trabalhos nessa área”, destaca Mary, que representa a Feevale na rede global. “Além disso, essa colaboração cria uma rede global que articulará temas ligados ao turismo, cultura, gestão e eventos, transformando a indústria criativa em um ativo econômico, social e político de escala mundial”, complementa a docente, que desde 2014 desenvolve pesquisas sobre cidades, territórios criativos, turismo e desenvolvimento socioeconômico, muitas delas em parceria com o professor Magnus Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que coordena a Cátedra.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, a participação na Cátedra chancela a qualidade da pós-graduação, dos docentes e dos estudantes da Universidade, tornando-a uma vitrine mundial no tema. "A Indústria Criativa é uma área em franca expansão e consolidação no ecossistema de pesquisa da Feevale. Esse fato é marcado pelo sucesso na captação de recursos financeiros em agências de fomento externo, pelo avanço recente na avaliação de nosso mestrado em Indústria Criativa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, e, agora, por esta inserção exitosa na Cátedra da Unesco", afirma.

foto

Destaques na Conferência

Dois trabalhos da Universidade Feevale apresentados na Conferência da Cátedra foram destacados na Mostra Científica e Tecnológica do evento. Trata-se do Mapeamento sobre os recursos disponibilizados aos setores criativos de 2018 a 2021 para Novo Hamburgo e Rio Grande do Sul, do docente Cristiano Max Pereira Pinheiro, na mesa temática Governança e Desenvolvimento Territorial; e Empreendedorismo feminino: case do artesanato em Igrejinha/RS, desenvolvido pela mestranda Sandra da Costa e apresentado na mesa temática Inovação & Empreendedorismo.

Saiba mais

A Cátedra tem a finalidade de criar um centro de excelência para desenvolver estudos e projetos ligados à economia criativa e políticas públicas, difundir conhecimento, desenvolver treinamentos e programas de pesquisa para capacitar acadêmicos, comunidades e parceiros envolvidos. Conta com pesquisadores de áreas multidisciplinares, como engenharia ambiental, geografia, economia, turismo, administração, gestão pública e ciências naturais. Além da Feevale e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), compõem o grupo outras 17 universidades, sendo 13 brasileiras e quatro estrangeiras.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.