Evento promoveu atividades de valorização da memória e aproximou a comunidade do patrimônio histórico local
Nos dias 15 e 16 de agosto, Novo Hamburgo recebeu a Semana Estadual do Patrimônio Cultural, com uma programação voltada à valorização da memória e à preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Com apoio da Universidade Feevale, o evento reuniu a comunidade em atividades como caminhada histórica, palestras, oficinas e debates em espaços simbólicos da cidade, como o bairro Hamburgo Velho e a Fundação Ernesto Frederico Scheffel.
A abertura oficial do evento ocorreu na última sexta-feira, 15, no Câmpus II da Feevale, com a presença de autoridades, professores, estudantes e representantes da comunidade. Na ocasião, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, reforçou o papel da Instituição na preservação da história local. “Parabenizo a organização do evento e reforço o compromisso da Universidade Feevale com a valorização da cultura e do patrimônio histórico. Ao longo de seus 56 anos, a Instituição tem atuado com foco no ensino, pesquisa e extensão, promovendo ações que resgatam e preservam a história da região. Conhecer o passado é essencial para projetarmos o futuro, e a Feevale segue firme nesse propósito, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.
Promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SMC), o evento também teve o apoio dos Caminhos de Hamburgo Velho e Lomba Grande e da Sicredi Pioneira. Entre os destaques da programação estiveram a aula aberta do arquiteto Nikola Carevic, com o tema Patrimônio e Arquitetura Contemporânea, além de debates sobre literatura, fotografia e ocupação criativa de espaços históricos.