Atividade destacou protagonismo estudantil e discutiu o impacto da inteligência artificial na educação, inovação e sociedade
A quarta edição do Building up an Academic Research Journey (BAR), evento gratuito com foco em inteligência artificial promovido pela Universidade Feevale, foi realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, no Câmpus II da Instituição, em Novo Hamburgo. O evento contou com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, profissionais do mercado e membros da comunidade, consolidando-se como um espaço relevante para o debate sobre as aplicações e os impactos da IA na sociedade.
Durante os três dias de programação, o público participou de oficinas práticas, jogos interativos, apresentações de trabalhos científicos, debates e palestras com especialistas da academia e do setor produtivo. A proposta do BAR foi aproximar o conhecimento acadêmico das necessidades reais da sociedade, disseminando gratuitamente informações e práticas sobre inteligência artificial, e incentivando sua aplicação na resolução de problemas contemporâneos.
Na cerimônia de abertura oficial, realizada na noite de sexta-feira, 10, o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, destacou a relevância e atualidade do tema. “É uma grande satisfação estar aqui com colegas pesquisadores, diretores, estudantes e convidados neste evento que já se consolidou como um importante espaço de debate. Nos últimos meses, tenho sido convidado a falar sobre o uso da inteligência artificial na educação em diversos eventos, o interesse pelo tema é crescente e urgente. Desejo a todos excelentes discussões e aproveito para parabenizar a equipe da Universidade pela organização deste evento”, afirmou.
Também presente na cerimônia, o diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas da Feevale, Edvar Bergmann Araújo, valorizou o protagonismo estudantil na realização do BAR. “É um grande prazer recebê-los aqui na nossa Universidade. Este evento é especialmente significativo por ser idealizado, organizado e conduzido por alunos, para alunos, ex-alunos, futuros estudantes e toda a comunidade. A proposta de discutir temas tão atuais, como a inteligência artificial, mostra o compromisso com uma formação que dialoga com os desafios do presente e do futuro”, ressaltou.
Entre os destaques da programação estiveram as oficinas "mão na massa", que aconteceram na noite de abertura, com foco em colocar em prática conceitos de IA, e as dinâmicas interativas promovidas ao longo do sábado. As atividades trouxeram conteúdos técnicos relevantes e também incentivaram a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado inovador e inclusivo.