Arthur Möller e Josué Schwartzhaupt desenvolveram dispositivo para comunicação com surdocegos

Dois estudantes da Universidade Feevale que foram premiados na Gramado Summit 2025 estarão presentes na edição deste ano, que acontece de 6 a 8 de maio, desta vez como expositores. Arthur Land Möller, do curso de Comércio Exterior, e Josué Henrique Becker Schwartzhaupt, do curso de Ciência da Computação, foram destaque, no ano passado, no programa Startando, da Sicredi.
No estande, eles apresentarão o Speechlink, dispositivo para comunicação com surdocegos em tempo real, que em 2024 também foi vencedor do Prêmio Talentos Inovadores Feevale, concedido pela Feevale na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
A surdocegueira é uma deficiência que deprava de maneira parcial ou total a visão e a audição, tornando o indivíduo dependente de familiares e pessoas especializadas. Arthur e Josué buscam, com o projeto, auxiliar a comunicação entre pessoas surdocegas e pessoas que não possuem conhecimento sobre língua de sinais táteis. Através de um dispositivo eletrônico, pretendem diminuir a necessidade de guias intérpretes, devolvendo parte da autonomia e do relacionamento interpessoal.
Saiba mais
Speechlink é uma tecnologia assistiva que utiliza inteligência artificial para traduzir voz em comunicação tátil e realizar a comunicação bidirecional em tempo real, permitindo que pessoas surdocegas interajam com autonomia, inclusão e acessibilidade.