Estudantes criam dispositivo para que pessoas com ELA possam se comunicar | Universidade Feevale

Estudantes criam dispositivo para que pessoas com ELA possam se comunicar

03/11/2021 - Atualizado 15h57min

Cálita e Fernanda

A Universidade Feevale, por meio da Diretoria de Inovação e do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), premiou, na edição deste ano da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), as estudantes da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha Fernanda Ristof e Cálita Fernandes Druck. Elas conquistaram o Prêmio Talentos Inovadores Feevale pela criação do dispositivo Blink Talk, que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa do sistema nervoso e uma das mais temidas no mundo, por acarretar paralisia motora progressiva e irreversível.

Pela conquista do Prêmio Talentos Inovadores Feevale, as estudantes vão dividir uma bolsa de estudos integral para um curso de ensino superior na Universidade, exceto para os cursos da área médica. Além disso, Fernanda e Cálita ganharam seis meses de incubação no Feevale Techpark, onde desenvolverão o seu projeto durante a graduação. Os professores orientadores também foram premiados, recebendo, cada um, uma bolsa de 25% em curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu na Instituição.

Blink Talk

O Blink Talk é um dispositivo que visa auxiliar as pessoas com ELA a se comunicarem de uma forma alternativa. Ele foi desenvolvido a partir dos dados obtidos com pesquisas realizadas junto à Associação Regional Esclerose Lateral Amiotrófica do Rio Grande do Sul (ArELA) e a uma terapeuta ocupacional, com o objetivo de mapear as reais necessidades de pessoas com a doença, assim como de seus cuidadores e familiares. A comunicação é feita a partir da leitura da piscada de olhos do usuário pela câmera do dispositivo. Após detectá-la, o Blink Talk seleciona uma pasta e uma palavra ou frase já determinadas, enviando uma resposta para o software, transmitindo-a por meio de mensagem de voz.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.