Estância Velha ganha posto de saúde modelo | Universidade Feevale

Estância Velha ganha posto de saúde modelo

10/11/2020 - Atualizado 16h08min

Local centraliza atendimentos de estudantes de cinco cursos da Universidade Feevale, com a supervisão de professores

Foto1

Desde a segunda-feira, 9, acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Feevale iniciaram seus atendimentos na Unidade Básica de Saúde da Família Campo Grande, de Estância Velha. Eles se juntaram aos graduandos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Instituição, que já atuavam no espaço. Com o ingresso acadêmico, a casa de saúde se transforma em um posto modelo de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, idealizado a partir de uma parceria entre a Feevale e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

A unidade, que leva o mesmo nome do bairro, foi inaugurada em 7 de junho do ano passado e conta com 17 salas em 725,52 m². O espaço fica localizado na Rua Feliz, 35, esquina com a rua dos Municípios, e funciona das 8h às 12h e das 13h às 19h nas segundas-feiras e das 8h às 12h e das 13h às 17h de terça a sexta-feira. Nele, serão centralizados os atendimentos de estudantes de diferentes cursos da área da saúde da Feevale no município, com procedimentos que contarão com a supervisão e orientação dos docentes da Universidade.

foto

No espaço, os acadêmicos serão responsáveis pela implementação de ações de promoção, prevenção e atenção em saúde. Os atendimentos terão como foco as áreas de medicina de família e comunidade, saúde do trabalhador, ginecologia, obstetrícia, saúde bucal, atenção à saúde físico-funcional e nutricional, assim como consultas de enfermagem.

Segundo o diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Feevale, Cesar Augusto Teixeira, Estância Velha é um dos municípios da região que tem se empenhado em acolher os estudantes e professores da Instituição a partir de novas e efetivas parcerias. "A nova parceria consolida o compromisso comunitário da Feevale e os docentes e acadêmicos estão empenhados na melhoria da saúde e qualidade de vida da população”, afirma. “Nossa cidade está sempre de portas abertas para receber os estudantes da Feevale. Essa oportunidade beneficia não só os graduandos, mas também a unidade de saúde, que recebe e pratica as novidades acadêmicas, gerando uma troca de conhecimento. É gratificante os estudantes vivenciarem o dia a dia da área de atuação que escolheram e, assim, se inspirarem em profissionais e se destacarem desde cedo no mercado de trabalho”, destaca a prefeita Ivete Grade.

Teixeira diz que essa interação entre alunos e professores junto às populações em diferentes ambientes proporciona a formação de profissionais de saúde mais capacitados para encarar o mercado de trabalho.

Essas práticas estão amplamente consolidadas nos cursos da área da saúde da Feevale. Elas possibilitam aos estudantes a vivência de problemas reais e a elaboração de estratégias para a prevenir e solucionar agravos em um contexto efetivo”, ressalta. “Elas colaboram, ao mesmo tempo, para a reflexão, a tomada de decisão e a implementação de ações por parte dos acadêmicos, sempre com a supervisão docente, em prol da resolução em saúde do usuário que busca atendimento”, finaliza.

Conforme o professor Jorge Luiz de Andrade Trindade, do curso de Fisioterapia da Feevale, o espaço para a realização do estágio acadêmico em um local como a USF Campo Grande é importante, pois possibilita a interação entre vários cursos da Instituição e aproxima o estudante da realidade do mercado de trabalho, onde o foco na área é a atenção básica do fisioterapeuta. "Na unidade não trabalhamos com sessões de fisioterapia, mas com uma complexidade muito grande de problemas que não se resumem só a uma alteração de movimento. Elas envolvem outras questões sociais e familiares, com as quais o aluno acaba se deparando e ajudando no processo de resolubilidade daquele sujeito com quem ele certamente vai trabalhar quando se formar”, enfatiza.

foto3

Entre os acadêmicos que estão desenvolvendo seu estágio no local está a estudante Ellen Becker Röhr, do curso de Fisioterapia. Segundo ela, o estágio proporciona colocar em prática os conteúdos de sala de aula e vivenciar um lado da fisioterapia que ainda não conhecia.

Aqui temos a possibilidade de vivenciar outras formas do trabalho do fisioterapeuta, em que ele tem a função de promover a saúde, auxiliar as pessoas e educá-las na questão da saúde. Como também fizemos visitas domiciliares, nos inserirmos na realidade dos pacientes. Mais do que reabilitá-los, promovemos mudança na vida das pessoas até dentro da casa delas”, diz.

O secretário da Saúde Vitor Abílio Berlitz destaca que o convênio é importante para o município, que passa a contar com um local estruturado para toda a comunidade. Ele explica que o espaço foi escolhido em função da grande população do bairro e por este apresentar indicadores de expansão. “O posto modelo alia a expertise dos nossos profissionais com os da academia, resultando em mais segurança e conforto aos munícipes. Além disso, passa a contar com novos equipamentos, como computadores, cadeira odontológica e colposcópio”, enfatiza.

Com essa nova estrutura, passaremos a ter maior qualidade no atendimento e mais especialidades atendidas”, complementa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.