Escola Feevale tem nova direção | Universidade Feevale

Escola Feevale tem nova direção

Janine Vieira assume com o compromisso de aumentar a integração com a universidade

A nova diretora da Escola Feevale, Janine Vieira, assumiu o cargo na tarde desta quinta-feira (3/1), quando recebeu do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, a portaria de sua nomeação. A escolha da professora ocorreu a partir de um processo seletivo interno. Lovani Volmer, que dirigiu a escola nos últimos sete anos, retorna à docência na graduação e passa a integrar a equipe da Pró-Reitoria de Ensino.

“Fico muito feliz de fazer parte desse sonho que é a construção de uma escola”, disse Janine, que assume com grandes desafios já delineados. Entre eles, a concretização da parceria com a Finland University, que atuará com a universidade e a escola na implantação de metodologias e tecnologias utilizadas naquele país, referência mundial em educação; a ampliação do empreendedorismo e da inovação como diferenciais e competências dos egressos; e o ensino de idiomas a partir de uma proposta dinâmica e intercultural. “Este será um ano interessante para a consolidação do trabalho”, projetou Prodanov. “Temos o desafio de integrar mais a escola de aplicação à universidade.”

Ao comentar sobre o trabalho que realizará, Janine destacou que a ideia é sistematizar uma metodologia e um discurso únicos da escola até o ensino superior. “Somos uma escola de aplicação, e a ideia é que estejamos mais inseridos dentro da universidade”, afirmou. Conforme a nova diretora, no momento em que ingressou na Escola Feevale, em 2014, viu que era possível fazer uma educação diferente. “Estar neste ambiente fez com que eu me renovasse e acreditasse mais na educação.”


Janine Vieira leciona desde 2004. É mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Em janeiro, defende sua dissertação, que trata da importância do contato dos alunos com a natureza.