Evento ocorrerá no dia 21 de setembro, quando estudantes construirão seus piquetes no pátio da Escola
A Escola de Aplicação Feevale realizará, no dia 21 de setembro, o Desafio Piquete da Diversidade Cultural. O evento, que ocorre anualmente e é direcionado aos estudantes da Instituição, é um momento para refletir sobre a formação e a diversidade cultural da população gaúcha.
Desde agosto deste ano estão ocorrendo atividades semanais nos ciclos de aprendizagem. No dia 21, pela manhã e à tarde, os estudantes construirão os seus piquetes no pátio central da Escola, onde apresentarão os resultados das pesquisas e produções realizadas nos encontros dos grupos étnicos desenvolvidos durante esse período. Na ocasião, eles compartilharão as descobertas sobre elementos culturais e históricos, gastronomia, brincadeiras, jogos, músicas e danças típicas.
Segundo o professor Éverton Henrique Cerri, um dos organizadores do evento, em agosto os estudantes do 3º e 4º ciclos e do Ensino Médio puderam vivenciar, na prática, experiências relacionadas às etnias. Eles aprofundaram os seus conhecimentos sobre os povos em saídas de estudo aos municípios de Nova Petrópolis (grupo étnico alemão), Porto Alegre (grupo étnico espanhol), Bento Gonçalves (grupo étnico italiano), Pelotas (grupo étnico português) e Canela (grupo étnico africano). Na próxima terça-feira, 12, estudantes que optaram pelo grupo étnico povos originários visitarão a comunidade Mbyá-Guarani, em Viamão.
“O objetivo do Desafio Piquete da Diversidade Cultural é refletir sobre o processo de construção do povo gaúcho em suas mais diferentes manifestações, buscando as contribuições e heranças culturais das principais etnias que formam o Rio Grande do Sul”, explica Cerri.