Empresa do Feevale Techpark recebe prêmio internacional de inovação | Universidade Feevale

Empresa do Feevale Techpark recebe prêmio internacional de inovação

05/09/2022 - Atualizado 06/09/2022 15h19min

Ziel Biosciences é a única brasileira a ser contemplada em concurso do Brics Young Innovator Prize

Caroline

A Ziel Biosciences, empresa residente do Feevale Techpark, venceu o 5º concurso do Brics Young Innovator Prize, realizado na China. Única brasileira premiada, a empresa apresentou um projeto de kit de empoderamento feminino, que inclui um autocoletor de amostra do colo do útero, um autoteste que identifica qualquer lesão e um aplicativo que auxilia na leitura dos resultados.

O prêmio contou com a participação de jovens cientistas de todos os países que compõem o Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No Brasil, a seleção foi feita pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), a partir de convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Se inscreveram representantes das áreas de biomedicina, inteligência artificial, tecnologia de baixo carbono, energias renováveis e agricultura moderna.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, diz que o prêmio, um reconhecimento ao trabalho que a Ziel realiza, é de extrema importância não apenas para o ecossistema do Feevale Techpark ou para a Universidade Feevale. “É nacionalmente importante, ainda mais no país onde, muitas vezes, o acesso a exames ginecológicos e ligados ao câncer é difícil. É fundamental poder empoderar as mulheres, proporcionar a elas o acesso a um teste de baixo custo e de rapidez” – afirma – “É uma satisfação que empresas como a Ziel estejam conosco, no Feevale Techpark, e consigam desenvolver produtos de alta qualidade, com abrangência social e clínica de muita qualidade”.

Sobre o projeto

Ainda em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o kit permite que a mulher faça a coleta da amostra do colo do útero quando e onde quiser, fortalecendo o empoderamento feminino frente aos cuidados com a saúde. Após o recolhimento, o material pode ser entregue em laboratório para a realização de exame. A empresa também está desenvolvendo um teste rápido para identificar lesões no colo do útero.

A Ziel também está desenvolvendo um aplicativo para que a mulher tire uma foto do teste e, a partir dela, receba instruções sobre o resultado de seu teste. Para facilitar a vida das mulheres, a empresa pretende vender o kit completo, com o coletor e o teste rápido, com o coletor e o teste rápido, em farmácias. Além disso, planeja colocar na rede pública.

CarolineCaroline Brunetto de Farias, sócia-fundadora da Ziel Biosciences

Sobre a empresa

Residente do Feevale Techpark, a Ziel Biosciences é uma empresa especializada em tecnologias inovadoras, que oferece soluções acessíveis e individualizadas no tratamento do câncer e saúde da mulher. Fundada em 2011, no ano passado foi acelerada pelo Biotechtown, Future Females Business Scholl e BRDE Labs.

A empresa tem como sócia-fundadora Caroline Brunetto de Farias, doutora em Biologia Celular e Molecular, que atuou em diversas funções nos últimos anos, especialmente nas áreas de pesquisas translacionais, biologia celular e molecular, oncologia, hematologia e oncologia pediátrica.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.