Egressos e estudantes da Feevale têm o desafio de impulsionar o turismo local | Universidade Feevale

Egressos e estudantes da Feevale têm o desafio de impulsionar o turismo local

21/01/2021 - Atualizado 22/01/2021 08h09min

Alunos e egressos do curso de Turismo integram a gestão pública de seis cidades da região

FotoRodrigo Santos assumiu a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio
Foto: Tífani Dutra/Turismo PMNP

Egressos e acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Feevale estão atuando na gestão pública em seis cidades da região. Cinco turismólogos foram convidados a participar dos governos de seus municípios, três são concursadas, uma preside o Conselho Municipal de Turismo e duas são estudantes. Em comum, eles têm o desafio de impulsionar e transformar o turismo local, uma das áreas mais impactadas pela pandemia da Covid-19.

Em Sapiranga, conhecida como Cidade das Rosas, a turismóloga Roberta Rothen é a secretária de Turismo, Cultura e Desporto. Ao lado dela, a pasta conta com a graduada concursada Letícia Inês Schumacher e com as acadêmicas Núbia Rafaela Soares Mewius e Tainá Montemezzo. Em Nova Petrópolis, intitulada Jardim da Serra, Rodrigo Santos foi nomeado secretário de Turismo, Indústria e Comércio e terá a parceria da colega Mayara Senna dos Reis, como secretária adjunta.

Além deles, Cristian Krumennauer assumiu como diretor de Turismo na Secretaria de Indústria, Comércio, Desporto e Turismo de Três Coroas, e Diego Marquesine foi nomeado chefe do setor de Eventos, vinculado à Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Picada Café. Ainda na Serra gaúcha, as turismólogas concursadas Bárbara Konrath e Natashe Kich Bordon atuam em Gramado, nas pastas do Turismo e da Cultura, respectivamente. E, em São Francisco de Paula, Vanessa Karine Spindler preside o Conselho Municipal de Turismo.

Para a professora Alexandra Zottis, do curso de Turismo da Feevale, além do orgulho de ver os egressos em cargos de liderança, há a confirmação de que o curso contribuiu, de alguma forma, para qualificar a gestão pública. “Faz toda a diferença contar com um turismólogo em funções para as quais ele está preparado. Ganha o município, ganha a região, ganha o turista, ganha o turismo”, pontua.

São jovens, competentes, com domínio técnico e cheios de energia, que compartilham de sentimentos comuns. Amam o que fazem, são parceiros, sabem trabalhar em equipe e, especialmente, acreditam no poder transformador do turismo para criar destinos e experiências inesquecíveis”, complementa.

Desafios

Conforme o secretário de Nova Petrópolis, Rodrigo Santos, a sua pasta tem o olhar para diversas áreas e segmentos, com foco no desenvolvimento econômico, sustentável e seguro da cidade. Na área de sua formação, o egresso da Feevale projeta o fomento e o crescimento da cidade no cenário turístico, com o apoio de uma equipe capacitada e com o conhecimento das leis e das diretrizes do turismo com olhar inovador e criativo.

A retomada do turismo é algo desafiador, mas com muito planejamento e organização buscaremos alternativas para que os eventos e atividades possam ocorrer. Temos que nos adaptar para que eles aconteçam e que os atrativos estejam disponíveis de forma segura para todos”, pontua. “A econômica também é importante e o turismo tem esse detalhe de trazer recursos e ajudar a sustentar outros pilares, como educação, segurança e saúde”, ressalta.

Roberta Roberta é a secretária de Turismo, Cultura e Deporto
Foto: Prefeitura de Sapiranga/Divulgação

Em Sapiranga, a turismóloga Roberta Rothen conta que unir o desporto, a cultura e o turismo se deu pelo fato de que essas são áreas correlatas. Segundo ela, a meta é efetivar o projeto de lei que visa implementar o Plano Municipal de Turismo, construído pelo conselho da cidade e pela comunidade. “Ele organizará melhor todo o processo e cuida de diretrizes impostas pelos governos federal e estadual para que Sapiranga se desenvolva”, afirma. Em relação aos principais desafios, ela almeja que os sapiranguense conheçam as belezas da cidade e da região.

A parceria entre os governos municipais será fundamental para o desenvolvimento do nosso turismo, principalmente por contarmos com o Vale Germânico, que é essencial para a evolução do setor”, finaliza.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.