Seminário de Abertura do Ano Letivo reuniu profissionais da rede nesta quinta-feira, 12

Educação de Novo Hamburgo começa o ano com evento no Teatro Feevale Seminário de Abertura do Ano Letivo reuniu profissionais da rede nesta quinta-feira, 12
O Teatro Feevale recebeu, nesta quinta-feira, 12, o Seminário de Abertura do Ano Letivo 2026 da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), o encontro ocorreu em dois turnos: pela manhã para profissionais das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e à tarde para os das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).
O seminário reuniu professores, equipes diretivas, gestores, técnicos e servidores da rede para marcar, oficialmente, o início do ano escolar por meio de um espaço de escuta, reflexão e alinhamento institucional. Na oportunidade, ocorreu a palestra da filósofa e escritora Viviane Mosé, referência nacional no debate educacional, com o tema Educar é afetar: o papel do afeto na formação humana. A palestra propôs uma reflexão sobre o papel do afeto nas práticas pedagógicas, na gestão escolar e nas relações institucionais, defendendo ambientes educativos baseados no cuidado, no respeito e no diálogo.
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, falou para os profissionais durante a abertura do evento nos dois turnos, desejando a todos um ótimo ano. “Precisamos muito da educação, especialmente a educação básica. A educação infantil e o ensino fundamental são, talvez, o principal desafio que temos no país, e melhorar a qualidade do ensino começa pela educação básica. Estamos em uma instituição de ensino superior, mas compreendemos essa necessidade”, afirmou, convidando os professores a conhecerem os benefícios da Instituição ao final do evento.