O curta-metragem “A Casa Azul” será exibido neste sábado, 9, no Auditório Luís Cosme
Neste sábado, 9, o estudante de Produção Audiovisual da Universidade Feevale, João Chagas, lança seu documentário experimental A Casa Azul. Viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Música (IEM), o curta-metragem será apresentado às 19h30min, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. A exibição tem entrada gratuita.
O objetivo de A Casa Azul é contar a história da família de Chagas (diretor do documentário), na cidade de Sapucaia do Sul, localizada no Vale do Sinos. A região é historicamente conhecida como um polo da imigração alemã no Brasil e frequentemente referida como berço da colonização. No entanto, uma casa azul no bairro de Nova Sapucaia propõe uma inversão histórica desse reconhecimento, ao apresentar uma família afrodescendente que constrói sua existência e memória naquele território.
Ao longo do documentário, o estudante narra a ressignificação, tanto da casa quanto da própria região. “Todos os cômodos, de certa forma, assumiram novos significados. Foram tantas pessoas que passaram aqui que me fizeram ver essa casa como um quilombo”, afirma Chagas em uma passagem do curta. Essa metáfora do quilombo, tradicionalmente compreendido como morada e refúgio da população negra durante a época escravocrata, é resgatada para analisar a casa azul como um lugar de acolhimento e resistência, ganhando um novo significado no contexto urbano contemporâneo. “É até engraçado pensar que no ‘berço da colonização alemã’ temos um quilombo”, complementa o diretor, evidenciando a potência da subversão simbólica imposta pelo documentário.
A sessão terá uma roda de conversa com o público para explicar os processos do desenvolvimento da trilha sonora e do design de som, que será mediada por João Chagas e pelo compositor Lorenzo Sciacca.
SERVIÇO
Exibição do documentário A Casa Azul, de João Chagas
Local: Auditório Luís Cosme - 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico - Porto Alegre)
Horário: 19h30min
Entrada gratuita